Amarante com metas expressivas de ESG até dezembro

por: André Vita

As estratégias estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para gerar impacto real nos pilares Ambiental, Social e Governança.

Metas e estratégia

A Amarante, proprietária do Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort no litoral de Alagoas, avança rumo a um futuro mais sustentável. A rede visa encerrar 2025 com ações transformadoras baseadas nos pilares de ESG e nos princípios do Pacto Global da ONU. A meta é obter resultados diferenciados até dezembro de 2025 e desdobrar esses avanços para basicamente duplicar o desempenho em anos seguintes, com expansão significativa até 2030.

Pilar Social

Metas para a reta final de 2025

  • Capacitar 1.000 pessoas de comunidades e fornecedores locais pelo Programa de Formação Amarante.
  • Contribuir com 2.500 horas de trabalho social por meio do programa de voluntariado.
  • Ter liderança formada por 50% de mulheres e 70% de pessoas negras.
  • Garantir 30.000 horas de treinamento em segurança e saúde para colaboradores e hóspedes.

“Queremos gerar impacto real, tanto em nossos empreendimentos quanto nas comunidades com as quais nos conectamos. Acreditamos que para construir um futuro regenerativo, precisamos da participação de todos e de uma estratégia consolidada com propósito de transformação”, destaca a gerente de ESG da Amarante, Maria Luiza Romão.

Objetivos para 2030

  • Capacitar 4.000 pessoas das comunidades e fornecedores locais pelo Programa de Formação Amarante.
  • Ter 100% dos grandes fornecedores classificados como sustentáveis.
  • Contribuir com 10.000 horas de trabalho social pelo Programa de Voluntariado.
  • Alcançar liderança com 50% de mulheres e 50% de pessoas negras na gerência.
  • Garantir 170.000 horas de treinamentos em segurança e saúde para colaboradores e hóspedes.

“Acreditamos que o futuro reside na diversidade. Assim, a Amarante assume compromissos públicos, garantindo diversidade e inclusão em sua plenitude até o final de 2025”, afirma o coordenador ESG e Social, Hugo Chaves.

Pilar Ambiental

As metas ambientais incluem otimização do uso de água e tratamento de efluentes, eficiência energética, redução ou compensação das emissões de gases de efeito estufa, diminuição do envio de resíduos a aterros e recuperação e conservação de hectares de biodiversidade marinha, fluvial e terrestre.

Pilar Governança

As ações de governança visam promover parcerias e meios de implementação alinhados aos ODS, além de fortalecer paz, justiça e instituições eficazes. Na prática, a Amarante almeja obter certificação B Corp e garantir adesão ao Código de Ética por colaboradores e fornecedores, com treinamentos contínuos.

Resultados alcançados

  • Biodiversidade Recuperação e conservação de 16,71 hectares de biodiversidade local, incluindo cultivo de mais de 2.000 corais, atingindo 83% da meta 2025.
  • Resíduos sólidos No 2º trimestre de 2025, foram evitadas 220 toneladas de resíduos enviadas a aterros, correspondente a 45% da meta 2025. Desde 2023, deixou de gerar 2.712 toneladas de plástico de uso único.
  • Energia Implementação de fonte renovável de autogeração para a Expansão 2 do Japaratinga Lounge Resort, atingindo 100% da meta 2025.
  • Diversidade e inclusão 67% de mulheres e/ou pessoas negras em cargos de liderança, equivalendo a 96% da meta 2025. Ações de comunicação nos TVs dos quartos e áreas comuns informam hóspedes sobre diversidade e inclusão por meio de um glossário do respeito.
  • Comunidades Capacitação de 924 pessoas das comunidades locais pelo Programa Amarante de Formação, alcançando 92% da meta 2025.
  • Voluntariado 1.452 horas de voluntariado corporativo e 884 pessoas das comunidades locais impactadas, alcançando 58% da meta 2025.

Pacto Global da ONU

A Amarante faz parte do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa, baseada em dez princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A rede busca mobilizar a comunidade empresarial para adotar práticas responsáveis e sustentáveis nas regiões onde atua.

Mais informações

Posts Relacionados

Deixe um comentário