NaPerifa — Secult-PE realiza consulta pública para mapear produção cultural nas comunidades até sexta-feira (21)

por: André Vita

“O que e quem move a arte e cultura na tua comunidade?” É com esse mote que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), realiza uma consulta pública para mapear a produção cultural das periferias da Região Metropolitana do Recife. As contribuições podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (21) por meio do formulário on-line.

Sobre a consulta pública

Lançado em maio, o projeto busca reconhecer e fortalecer o potencial criativo das periferias do Grande Recife. Essas áreas representam cerca de 26,9% da população da região, com mais de 1 milhão de moradores em aproximadamente 728 comunidades, segundo o Censo 2022 do IBGE.

Objetivos do projeto

O NaPerifa: Circuito Gastronômico e Criativo visa promover experiências gastronômicas e criativas, valorizar a produção local e estimular o intercâmbio entre diferentes públicos. A iniciativa parte da escuta e da construção coletiva desde a fase inicial, com contribuições públicas sobre as manifestações culturais desses territórios.

Como participar

Na primeira fase, o preenchimento do formulário ajuda a identificar estabelecimentos, coletivos, organizações, centros culturais e agentes que movimentam a cena artístico-cultural. Envie sua contribuição até sexta-feira por meio do formulário on-line.

Áreas e categorias mapeadas

  • Gastronomia
  • Artes Visuais
  • Música
  • Design
  • Moda

Canais de contato

Para dúvidas e informações, utilize o e-mail naperifa@secult.pe.gov.br ou o Instagram oficial do projeto @naperifa.

Sobre o NaPerifa

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), o NaPerifa: Circuito Gastronômico e Criativo é um movimento de valorização da criatividade e da produção cultural das periferias. Reúne experiências em gastronomia, design, moda, artes visuais e música, com ações formativas para fortalecer e legitimar expressões locais e ampliar o acesso da população à sua própria cultura.

Posts Relacionados

Deixe um comentário