3
O estudante Ramon Melo de Miranda, do 5º período do curso de Jornalismo da Estácio Paraíba, foi aprovado na primeira fase da Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade, edição Nordeste. O projeto, realizado pelo Movimento LED — iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho — busca revelar novos talentos do jornalismo em todo o país. Na etapa regional, Ramon segue representando a instituição e já está classificado para a segunda fase do concurso.
Aos 35 anos, natural de João Pessoa, Ramon é formado em Publicidade e atua profissionalmente na área, mas conta que o interesse pelo jornalismo sempre esteve presente. “Tenho muita vontade de trabalhar com telejornalismo, então esse concurso é uma grande oportunidade. Já estou muito feliz com a aprovação na primeira fase. Se meu nome continuar na lista, vou me dedicar e aproveitar ao máximo as experiências promovidas pela Globo”, afirma.
O tema desta edição é “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”, e os participantes devem propor pautas que destaquem soluções criativas, inteligência coletiva e iniciativas locais que inspiram o Brasil. A seleção será realizada em quatro etapas, com avaliação técnica e banca formada por profissionais da Globo. Ao final, dez estudantes serão selecionados, e cada um receberá um prêmio de R$ 10 mil para produzir reportagens autorais.
Além do apoio financeiro, os aprovados participarão de uma imersão de uma semana na redação da Globo, além de três dias de atividades em uma afiliada local. Todo o conteúdo desenvolvido pelos estudantes será publicado em plataformas da Globo.
A Academia LED tem como propósito estimular a produção de reportagens, projetos e iniciativas jornalísticas alinhadas às transformações do audiovisual. O projeto busca inspirar jovens universitários a revelar o Nordeste como um território de inovação, criatividade e transformação, reforçando o compromisso com a formação de profissionais capacitados e conectados com o mercado.