A Natura foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a empresa mais diversa do Brasil, de acordo com levantamento do Datafolha. A pesquisa avaliou a percepção de diversidade e inclusão de grandes organizações brasileiras a partir de um amplo recorte populacional, consolidando a companhia como referência no tema. Da esq. para a dir.: Débora Anjos, gerente sênior de Gestão da Mudança Organizacional, Edjane Lima, gerente sênior de Desenvolvimento de Fórmulas, Kássia Reis, diretora jurídica para América Latina, e André Barreto, gerente de Marcas e Categorias, na sede da Natura, no Parque Anhanguera, na zona norte de SP
Levantamento do Datafolha
A pesquisa mostrou que 14% dos brasileiros entrevistados lembraram espontaneamente a Natura como a empresa que mais se destaca pela promoção da diversidade, igualdade e inclusão. A companhia liderou com pelo menos oito pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
O estudo foi aplicado entre 2 e 20 de setembro, por painel online, com 1.200 entrevistas com trabalhadores de cargos administrativos, similares ou superiores, de empresas com ao menos 50 funcionários, em 11 capitais:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Recife
- Fortaleza
- Salvador
- Porto Alegre
- Curitiba
- Belém
- Goiânia
- Brasília
Fonte do levantamento Datafolha.
Compromissos e iniciativas
“A diversidade é um elemento central da estratégia da Natura e vital para a sustentabilidade do nosso negócio. Acreditamos que a diversidade, a equidade e a inclusão são alavancas de inovação: olhares diversos antecipam tendências e garantem soluções mais inovadoras, sintonizadas com a realidade do consumidor brasileiro. Por isso, a pauta permeia todas as áreas da companhia, influenciando desde a cultura interna até o desenvolvimento de produtos. Celebramos liderar este ranking porque ele valida que construir um ambiente justo e representativo gera valor compartilhado e resultados consistentes.” — Paula Benevides, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização.
Entre as ações, destaca-se o Compromisso Antirracista, lançado em 2022, que ampliou significativamente a presença de pessoas negras em cargos de liderança, dobrando o número em posições gerenciais. A empresa adota metas de contratação para grupos sub-representados e integra diversidade em produtos e campanhas.
Equidade salarial e salário digno
A Natura alcançou a equidade salarial entre gêneros e raças em 2023, verificada por auditoria por três anos consecutivos. A companhia também implementou o conceito de salário digno para 100% das pessoas colaboradoras, adotando um piso superior ao salário mínimo.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É reconhecida pelo Merco como a companhia de melhor reputação no Brasil e maior responsável em ESG há 11 anos Merco.
Por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura usa bioativos da sociobiodiversidade, beneficiando milhares de famílias e contribuindo para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de Empresa B pelo B Lab.
Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca estão disponíveis via e-commerce da Natura, aplicativo, mais de 3 milhões de consultoras e em lojas físicas.