No Brasil, problemas dentais afetam uma parte significativa da população. De acordo com dados do Ministério da Saúde e do IBGE, estudos recentes revelam que mais de 30 milhões de brasileiros (cerca de 15% da população) vivem sem nenhum dente, condição conhecida como edentulismo, aproximadamente 90% da população adulta apresenta algum tipo de problema dentário, como cáries, doença periodontal (gengivite, periodontite) ou perda dentária parcial. E por fim, em crianças e adolescentes, a cárie dentária afeta mais de 50% dos jovens até os 12 anos de idade.
Para tentar atuar a combater esse cenário, o Centro Universitário UniFBV Wyden realiza atendimentos gratuitos à comunidade através da sua Clínica Escola Odontológica. A instituição oferece um tratamento de qualidade à comunidade, com o enfoque na formação prática dos alunos e na prestação de serviços acessíveis. Com uma infraestrutura ampla e moderna, a clínica escola possui 30 equipos, cada unidade de box com pia e cadeira odontológica, o que permite a realização de atendimentos diários, de segunda à sexta-feira. O horário de funcionamento é dividido das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com uma média de dois pacientes atendidos por cada dupla de alunos por turno.
Os atendimentos aos pacientes são realizados em duplas, sendo fundamental para o aprendizado e para a manutenção da cadeia asséptica. Os serviços oferecidos abrangem diversas especialidades odontológicas, como dentística (restaurações, clareamento, procedimentos estéticos), periodontia (tratamento de gengivite, periodontite e correção de sorriso gengival), cirurgia oral menor (extrações, biópsias e remoção de nódulos), endodontia (tratamento de canal), próteses (fixa, total e removível), e o tratamento de disfunções temporomandibulares (DTM), como bruxismo e desalinhamento de disco.
Segundo a coordenadora da clínica escola UniFBV, a professora Amanda Maciel, o curso de Odontologia, possuindo 80% da carga horária voltada para atividades clínicas e laboratoriais, proporciona aos alunos a oportunidade de adquirir experiência significativa ao longo da graduação. “A nossa clínica escola é extremamente bem estruturada, com um ensino e realização de atividades práticas. Pelo custo elevado dos tratamentos odontológicos no mercado, muitas pessoas não têm acesso a um serviço de qualidade. O trabalho que realizamos aqui, com tanta dedicação e amor, é uma forma de atender à comunidade de maneira gratuita, promovendo saúde e bem-estar”, afirma Amanda.
A clínica proporciona um serviço 100% gratuito, sendo o atendimento voltado para todos os tipos de público, independente da classe social ou poder aquisitivo, “Já realizamos cerca de 460 procedimentos entre o início e o final de agosto, o que demonstra a relevância e o impacto desse trabalho no âmbito comunitário e social”, destaca a coordenadora. O atendimento é feito por demanda livre, proporcionando acesso a cuidados odontológicos de qualidade a todos que procuram o serviço. A clínica escola tem o compromisso com a excelência do ensino e o foco no impacto social que gera, garantindo que os alunos adquiram a experiência necessária para se tornarem profissionais capacitados, ao mesmo tempo que atendem à comunidade com dedicação.
Todos os materiais de consumo são fornecidos pela instituição de ensino, com exceção dos clareadores e das próteses dentárias: Os clareadores são prescritos para cada paciente, ele efetua a compra do produto e traz para ser utilizado nele. Com relação às próteses dentárias, todos os insumos são da instituição, o paciente arca com os custos laboratoriais e trata o pagamento diretamente com o laboratório parceiro, que é terceirizado. Os demais atendimentos (restaurações, limpeza, cirurgias e canais, etc) são inteiramente gratuitos!
Público infantil – A clínica oferece atendimento voltado para crianças e adolescentes, através da Odontopediatria, nas sextas-feiras à tarde, com um ambiente lúdico, preparado pelos alunos, para tornar o atendimento mais acolhedor. Nos dias de ação da pediatria, a clínica é dividida com uma parte apenas para o atendimento das crianças e a outra metade para o atendimento dos adultos. Os alunos tornam o ambiente acolhedor e divertido, utilizando bolas, cortinas coloridas, enfeites, entre outros, tornando o ambiente bem útil para as crianças.