A lista dos finalistas do Festival Cria PE, que celebra a inovação e o talento no setor publicitário de Pernambuco, acaba de ser divulgada. O evento, que acontece no dia 17 de outubro no Recife Expo Center, já movimenta o mercado ao revelar as agências que tiveram seus trabalhos selecionados para concorrer aos prêmios mais aguardados do festival.
No total, 213 peças entraram para a shortlist. Entre as 18 agências com trabalhos contemplados estão Ampla, Aporte.Biz, Avesso, BG9, Blackninja, Brenda, Buzz Lab, Lean, Martalima, Martpet, Match, MDC, Oficina, Propeg, Reserva, Saminina, Trio e Vivare, todas associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) ou à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).
“Recebemos 479 trabalhos inscritos para esta primeira edição do Cria PE. São campanhas que se destacaram entre janeiro de 2022 e junho de 2024. Na etapa inicial, um grupo de 10 jurados fez a avaliação online e definiu a shortlist”, explica Paulo André Bione, coordenador do júri.
Para a segunda etapa, outro grupo, diferente do primeiro, composto por cinco profissionais, julgará de forma presencial os trabalhos finalistas e definirá os vencedores dos prêmios Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze. “Ambos os júris são compostos por profissionais de fora do estado de Pernambuco, garantindo total imparcialidade na escolha dos vencedores. Serão avaliados critérios como qualidade da ideia, execução e relevância em relação ao produto ou serviço anunciado”, completa Bione.
Entre as categorias mais aguardadas estão Melhor Campanha de TV, Campanha Digital, Inovação em Mídia e Ação de Responsabilidade Social. Além disso, o festival homenageará Jovens Talentos e agências emergentes, com o objetivo de inspirar novas gerações de publicitários e destacar o papel fundamental das agências pernambucanas no cenário publicitário nacional.
“Mais do que uma premiação, o Cria PE visa enaltecer o papel das agências locais e de seus profissionais, promovendo um espaço de reconhecimento e troca de conhecimento entre os principais nomes do setor. Por isso, no dia do evento, serão realizadas palestras e painéis que discutirão as principais tendências do mercado, como o impacto das mudanças nos hábitos de consumo, o papel da tecnologia nas estratégias de comunicação e a importância da criatividade em um cenário competitivo e em constante transformação”, aponta Daniel Queiroz, presidente do Sinapro-PE.
O encontro será também uma oportunidade para networking entre os participantes, que poderão trocar experiências e conhecer novas perspectivas de mercado. A expectativa é que cerca de 600 profissionais compareçam ao evento, incluindo representantes das principais agências do Estado, anunciantes e outros players do mercado publicitário.
A shortlist completa do Cria PE e mais informações sobre o festival estão disponíveis no site https://festivalcriape.com.br/shortlist.