Mercado automotivo aquecido em Pernambuco com aumento de financiamento em quase 30%

O último mês de julho registrou 19 mil veículos financiados no estado, entre novos e usados, um aumento considerável que demonstra o crescimento de vendas do setor 

by Redação

O setor automotivo em Pernambuco está aquecido. O estado registrou crescimento expressivo no número de veículos financiados em julho de 2024. Foram 19 mil, entre novos e usados, representando aumento de 27,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da bolsa de valores B3. Comparado ao mês de junho, o crescimento foi de 14,2%. O segmento de automóveis leves também teve desempenho positivo, com aumento de 24,5% nos financiamentos em relação a julho de 2023, e de 21,5% em comparação ao mês anterior. Vale destacar que os emplacamentos de veículos eletrificados em 2024 já superam os números de todo o ano de 2023. E ao que se deve este bom momento?

 

“É sempre uma junção de fatores, como disponibilidade de estoque, taxa de juros atrativa e aumento da produção”, explica Igor Gondim Vilar, diretor comercial de venda direta da Toyolex, concessionária do Grupo Parvi.

 

O aumento significativo nos financiamentos em diferentes categorias de veículos pode ser atribuído a fatores como a recuperação econômica, a melhoria nas condições de crédito e o crescente interesse por veículos novos e, principalmente, usados no estado. Segundo dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), no Brasil, a venda de carros usados e seminovos têm se mantido em torno de 1,2 milhão de unidades – e a previsão é ultrapassar 15 milhões no ano.

 

O Grupo Parvi, com extenso portfólio de marcas e ampla rede de lojas em Pernambuco, tem aumentado o investimento em seminovos certificados por montadora. “São aqueles veículos inspecionados com o padrão da montadora, com limite de quilometragem por ano, certificação e conferência da qualidade de peças, entre outras vistorias para atestar o bom estado”, diz Igor Vilar.

 

Ainda sobre o crescimento do setor automotivo em Pernambuco, a venda de veículos novos aumentou 4,15% em um ano, o melhor resultado em nove anos, segundo o levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgado em junho. Isso representa 145 mil carros a mais circulando no estado. Em números absolutos, foi o maior aumento na frota no Brasil.

 

“Esses dados refletem o aquecimento do mercado automotivo em Pernambuco, que se destaca no cenário nacional”, afirma Igor Vilar. E neste cenário positivo, o diretor da Toyolex cita o atendimento personalizado próximo ao consumidor e o entendimento das necessidades do ecossistema automotivo como diferenciais para o crescimento do Grupo Parvi.

 

“O Grupo tem um vasto estoque e oferece uma grande variedade de cores e modelos, além de modalidades de pagamento diferenciadas, como financiamento com parcelas anuais, crédito via Banco do Nordeste”, destaca.

 

FINANCIAMENTO – O Banco do Nordeste teve um expressivo aumento na carteira de crédito administrada na região neste ano, com crescimento de 15,4% em relação ao primeiro semestre de 2023, perfazendo o volume de R$ 143,2 bilhões. Além do BNB, bancos de cooperativas de crédito também têm ganhado cada vez mais espaço na disputa por esse mercado, com taxas de juros atrativas e condições flexíveis de pagamento e prazos.

Related Posts

Leave a Comment