Os jovens Ayran Silva dos Santos e Gabriel Soares de Lima, alunos do Ponto Cidadão, projeto social que promove a capacitação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, fazem parte da equipe vencedora do desafio com a startup Neuro Blue, durante o evento Maré de Inovação, que aconteceu no mês de julho, em Igarassu, com atividades voltadas para a criação de startups com impacto social, incluindo um Ideathon e um Hackathon.
A proposta da Maré de Inovação foi impulsionar ideias inovadoras com foco em soluções reais para a comunidade local. A proposta premiada consistiu em uma plataforma digital para facilitar a conexão entre mães atípicas e/ou responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais especializados na área.
Além do reconhecimento, a equipe vencedora terá acesso a um pacote de apoio estratégico, incluindo mentorias especializadas em vendas por três meses, suporte técnico por dois meses para o desenvolvimento do projeto e inserção no ecossistema de inovação local. Todas as startups participantes também passam a compor uma vitrine digital com visibilidade em eventos, capacitações e apoio do Sebrae para formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs).
“Ver nossos jovens atuando com tanto protagonismo em temas como tecnologia, inovação e inclusão nos enche de orgulho. Essa conquista é resultado do esforço, da formação e da dedicação de cada um deles”, comemorou a coordenadora do Ponto Cidadão, Roberta Cavalcanti.
Outro destaque recente foi a participação de alunas do Ponto Cidadão no evento Tech Woman, realizado no dia 26 de julho. Voltado ao fortalecimento da presença feminina no setor de tecnologia, o evento ofereceu atividades de capacitação, troca de experiências e incentivo à inserção profissional das mulheres no segmento, tradicionalmente marcado pela desigualdade de gênero.
Instituição – O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e conta com o apoio de uma rede de 20 empresas voluntárias. O projeto é gerenciado com o suporte da TGI Consultoria, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH. A organização, que funciona desde 2004, oferece cursos voltados para as áreas administrativo-financeira e comportamental para jovens de 16 a 24 anos.