Nesta segunda-feira (15), a Ambev inaugurou sua nova fábrica de garrafas de vidro em Carambeí, no Paraná. A primeira unidade desse tipo no estado reforça a atuação da companhia em uma das cadeias produtivas mais estratégicas do país e atende ao crescimento das categorias premium e de cervejas zero álcool.
Detalhes do investimento
A obra teve investimento total de R$ 1 bilhão e posiciona o Paraná como a primeira operação da Ambev no Brasil a integrar todas as fases da produção, “do grão ao gole”, gerando mais eficiência e agilidade na cadeia produtiva. Segundo Carlos Lisboa, CEO da Ambev, o aporte representa o compromisso da companhia com o fortalecimento do setor e da economia nacional.
Capacidade e abastecimento
A nova unidade está equipada para produzir 600 milhões de garrafas por ano, em diferentes cores e formatos, como long necks e garrafas de 600 ml. Inicialmente a produção será voltada para garrafas de vidro verdes usadas em Stella Artois (versões regular e Pure Gold sem glúten) e na puro malte Spaten. A fábrica também está preparada para, futuramente, produzir garrafas Flint (transparente) e âmbar para rótulos como Corona e Original, além de versões zero álcool como Corona Cero e Bud Zero.
Abastecimento nacional
A unidade de Carambeí atenderá cervejarias da Ambev em todo o Brasil, otimizando logística e tempo de entrega. Entre os estados que serão abastecidos estão:
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Ceará
- Paraná
Benefícios de mercado
O investimento acompanha a crescente demanda por cervejas premium — desde 2019 o portfólio premium da Ambev acumulou crescimento de 200% em volume de vendas — e, no terceiro trimestre de 2025, a companhia retomou a liderança desse segmento após 10 anos. A fábrica também dará suporte ao crescimento de rótulos com escolhas balanceadas, como zero álcool, com menos calorias ou sem glúten.
Sustentabilidade na operação
A unidade de Carambeí é a primeira da Ambev a operar com 100% de energia elétrica renovável desde o início. A fábrica está preparada para uso de biocombustíveis e conta com fornos de alta eficiência energética. As garrafas terão pelo menos 20% de vidro reciclado, com potencial de chegar a 80%, contribuindo com o Plano de Resíduos Sólidos do Paraná e reduzindo emissões de CO₂.
Impacto no Paraná
Durante as obras foram gerados mais de 4.200 empregos na região. Em operação, a unidade deve criar cerca de 400 novos empregos diretos e indiretos em Carambeí e entorno. Com esse investimento, a cadeia cervejeira no estado passa a ser a mais completa do Brasil, reunindo maltaria, fábrica de latas, cervejaria, centros de distribuição e agora a nova fábrica de vidros.
Estratégia nacional da Ambev
A fábrica de Carambeí é a segunda unidade de produção de vidro da companhia, sendo a primeira no Rio de Janeiro. A Ambev também mantém outras operações verticalizadas, como:
- Fábrica de latas em Sete Lagoas (MG)
- Fábrica de rótulos em São Paulo
- Fábrica de tampas de alumínio em Manaus
- Duas maltarias no Rio Grande do Sul
O aporte no Paraná integra uma estratégia de longo prazo: nos últimos três anos a Ambev investiu mais de R$ 10 bilhões no Brasil para expandir linhas de produção de bebidas e embalagens.