Seja na cartola, na farofa, no café da manhã ou no lanche da tarde, a banana é uma fruta clássica na alimentação dos brasileiros. Segundo a nutricionista da Estácio, Lorena Maia, a fruta é rica em água, fibras, carboidrato, vitaminas e minerais e pode prevenir doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares e prisão de ventre.
Composição nutricional
Ao elencar a composição da banana, a especialista explica os principais nutrientes presentes:
- Vitaminas como a vitamina C e as do complexo B, principalmente a B6.
- Minerais com destaque para o potássio; também há magnésio, cálcio, fósforo e ferro.
- Outros compostos como triptofano e antioxidantes que trazem benefícios extras ao corpo.
Biomassa de banana
Sobre o uso da banana como biomassa, feita a partir da polpa da banana verde cozida e processada, a nutricionista revela que esse preparo é rico em amido resistente, um tipo de fibra que chega quase intacta ao intestino, servindo de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal.
A biomassa auxilia na regulação do intestino, na melhora da imunidade, no controle da glicemia e do colesterol. Além disso, é um ingrediente versátil, que pode ser usado em preparações doces e salgadas, enriquecendo a alimentação sem alterar o sabor dos pratos, acrescenta a especialista.
Benefícios para a saúde
- Energia rápida graças aos carboidratos, ideal para lanches e antes de atividades físicas.
- Melhora do trânsito intestinal devido às fibras e ao amido resistente.
- Equilíbrio do sistema nervoso por conter vitamina B6, importante na produção de neurotransmissores.
- Controle da pressão arterial e proteção do coração graças ao potássio.
- Prevenção de câimbras com o auxílio do magnésio e do potássio.
- Ação antioxidante que ajuda a proteger as células contra o envelhecimento precoce.
- Benefícios emocionais pois substâncias presentes na fruta favorecem a produção de serotonina, ajudando em casos de depressão leve e ansiedade.
Como incluir a banana na alimentação
Para quem deseja agregar o uso da fruta na alimentação, a especialista recomenda consumi-la de forma regular e equilibrada. A banana pode ser aproveitada in natura, em vitaminas, assada, em bolos e pães, ou na forma de biomassa para enriquecer preparações doces e salgadas.
É importante aproveitar a banana de diferentes formas e fazer dela uma aliada para se sentir melhor e mais saudável, finaliza a professora da Estácio.