Na última segunda-feira (18), o Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, foi palco de um casamento coletivo organizado em parceria com o Centro Universitário Estácio Recife, como culminância da disciplina “Direitos da Família” dos estudantes de Direito da instituição. O Compaz é um equipamento vinculado à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.
O evento reuniu um total de 19 casais, que formalizaram a união matrimonial por meio deste serviço. Houve uma pequena recepção após a cerimônia, que contou também com a presença de familiares e amigos dos participantes. “Todo o trâmite para o casamento foi articulado pela Estácio Recife e conseguimos, por meio de parcerias, diversas surpresas para tornar o momento dos noivos e suas famílias ainda mais especial”, explicou Aline Nicodemos, professora do curso de Direito da instituição e organizadora do casamento.
“Foi uma felicidade grande para a gente poder proporcionar esse momento aos nossos usuários. Para muitas pessoas, oficializar o relacionamento era um sonho difícil de realizar, pelos custos e burocracia envolvidos em um casamento. Por isso, foi sempre muito emocionante oferecer essa oportunidade a esses casais”, afirmou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.
Os interessados apresentaram a documentação necessária ao Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade ao longo do mês de outubro. O Núcleo ficou responsável por encaminhar os documentos ao cartório e providenciar toda a documentação exigida. Durante a cerimônia, os casais assinaram os documentos e trocaram alianças, oficializando a união.