Apesar da comodidade do formato EAD, as aulas também exigem concentração para um bom aproveitamento acadêmico
A chegada da internet foi, sem dúvida, um dos maiores causadores de transformações sociais nas últimas décadas. Durante o processo gradativo de inovações tecnológicas, a educação foi profundamente transformada por estas novas ferramentas e hoje observam-se formatos híbridos de aulas, bibliotecas virtuais e até graduações que são realizadas em sua totalidade à distância. No entanto, com a correria do dia a dia, fica difícil para algumas pessoas manter uma boa performance nos estudos em casa.
Segundo a psicóloga e docente da Wyden, Melissa Fecury, muitos fatores podem comprometer a concentração e o bom rendimento do estudante que opta pelo online. “Quando estamos em casa, existem distrações que nos tiram do foco, como filhos e familiares, as tarefas domésticas, cansaço e barulhos externos. Outro ponto muito relevante é que, com a pandemia, houve uma fragilização emocional maior com os cidadãos do mundo, o que é natural. Foi um período difícil para todos, incluindo dificuldades financeiras, perdas e os desafios do isolamento social. Tudo isso pode ter impacto na vida de um acadêmico”, ela explica.
Mas com todos esses desafios, como ter sucesso nos estudos à distância? Veja abaixo algumas dicas especiais para alcançar seus objetivos:
Crie um espaço para seus estudos – Não adianta trabalhar e ler em um ambiente desorganizado. Muitos itens, papéis e objetos juntos no quarto ou mesa podem confundir a sua mente e os seus objetivos do dia. Tire os excessos e deixe com você apenas o que será útil para seu momento de leitura ou aula.
Experimente a técnica Pomodoro – A técnica Pomodoro, criada nos anos 80 por Francesco Cirillo, almeja aumentar a produtividade, através da conciliação entre trabalho intenso e descanso. Em resumo, a estratégia consiste em se concentrar totalmente durante um espaço de tempo e depois ter alguns minutos para relaxar. Existem aplicativos para celular que podem ajudar neste cronômetro e que oferecem opções mais longas ou curtas de tempo.
Desligue o celular – Notificações, notícias e mensagens. Evite tudo isso. Dividir a atenção em várias coisas, para alguém com dificuldades em estudar, é um problema. Se não puder desligar totalmente, deixe no silencioso.
Comunique seu horário de estudos – Ser solicitado pela família enquanto lê um artigo ou ouve a explicação extensa de um professor pode acabar com o progresso diário. Explique que você precisa daquele período para estudar. Negocie momentos para focar 100% e depois retorne ao contato com a família.
Trabalhe com formatos que funcionem pra você – Na construção da sua rotina, reflita sobre o que te agrada e facilita seu desenvolvimento. Algumas pessoas aprendem mais quando escutam, outras quando escrevem resumos. Outras quando lêem enquanto ouvem música. Compreenda que isso é subjetivo e faça o seu próprio método.
Seja paciente consigo! – Existem dias em que não podemos ser exigentes e nossa mente e organismo necessitam de uma pausa. Um dia ruim, a briga com um amigo, o trânsito intenso da cidade ou até mesmo ficar sem comer por conta da correria podem afetar a sua saúde física e emocional, trazendo negatividade e dificuldades para seu estudo. Respire. Tente novamente após dormir ou até mesmo em outro dia.
VESTIBULAR – Com todas essas dicas, fica impossível não aproveitar a oportunidade de entrar na graduação dos seus sonhos. Proporcionando mais flexibilidade e conforto para quem já possui uma agenda lotada de compromissos e gosta de descansar aos fins de semana, a Wyden realiza o ClickVest, um vestibular totalmente online e de inscrições gratuitas.
A prova será realizada no próximo sábado, 28, e a previsão do resultado sai em até 48h. “A partir do processo seletivo, o candidato pode obter condições especiais válidas apenas para os cursos EAD: mensalidades a partir de R$99,00 em todas as unidades e polos Wyden espalhados pelo Brasil. Para mais informações, acesse o link www.wyden.com.br/unifbv.