Nesta quarta (28), é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Instituído pela Lei nº 7.019, de 1983, o dia serve para refletir sobre o impacto do voluntariado na sociedade e incentivar mais pessoas a se engajar em ações solidárias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4,2% da população brasileira se dedica ao trabalho voluntário. Uma instituição que valoriza e necessita contar com o apoio do trabalho voluntário é o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).
Há quase 40 anos, o NACC oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife, através do apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares, e conta atualmente com 120 voluntários ativos. Esses colaboradores atuam nos setores de eventos externos, nutrição, biblioteca, brinquedoteca, entre outros. “É com muito orgulho que exerço essa função há mais de 30 anos, a missão de ser voluntária. Ser voluntário é cuidar do outro, é fazer pelo outro, sem nenhuma retribuição ou troca. E para o NACC é importantíssimo o papel do voluntário. Aqui toda a diretoria é formada por voluntários, nos mais diversos setores”, diz a diretora de Voluntariado do NACC, Conceição Pedrosa.
Estudos indicam que o engajamento em trabalho voluntário está associado a uma maior satisfação pessoal e um sentimento de realização, além de contribuir para uma melhor saúde mental. “Ser voluntário para mim é doar um pouco do meu tempo e amor para tornar a vida de outrem menos difícil. E isso me traz muita gratidão e renovação”, afirma a assistente social e também voluntária Carla Santos.
Também voluntária do NACC, Fátima Brito há 20 anos realiza o Projeto Reiki no NACC. “Fez e faz toda diferença em minha vida. Em qualquer voluntariado, estamos ajudando ao outro e recebemos uma grande felicidade. A prova está em muitos depoimentos dos pacientes e outras pessoas, trazendo grande emoção”. Para Graça Castro, ser voluntária é sinônimo de felicidade. “Ter essa oportunidade é muito gratificante. Sou muito feliz por fazer parte deste time”, comenta.
O NACC – mantido exclusivamente através de doações – necessita da ajuda de voluntários e por isso está sempre aberto a quem deseja oferecer parte do seu tempo ajudando a instituição. Para isso, a pessoa tem que ser maior de 18 anos, ter disponibilidade e se comprometer a trabalhar quatro horas por semana. A seleção é feita por meio da inscrição no site do NACC (www.nacc.org.br). Mais informações pelo (81) 3267-9200.