O Moviemax Rosa e Silva, no Shopping ETC, nos Aflitos (Zona Norte do Recife), recebe a 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil a partir desta quinta-feira (27), com 20 filmes e 8 sessões diárias até 10 de dezembro. Os ingressos estão à venda na bilheteria, no App Moviemax Cinemas e pelo site www.moviemax.com.br.
Programação e ingressos
O Festival apresenta uma seleção de 20 filmes que passaram por importantes mostras internacionais, como Cannes e Veneza, e já reuniu mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. Rafaela Souza Leão, gerente de programação e marketing da Moviemax, afirma que a parceria com o Festival é fruto de um trabalho contínuo de formação de plateia e de uma programação pensada especialmente para o público local. Segundo ela, a Moviemax já foi destaque como o cinema com maior público do Festival Francês no país por vários anos consecutivos.
Direção e curadoria
Os diretores e curadores do Festival, Christian e Emmanuelle Boudier, ressaltam a importância do evento frente ao cenário geopolítico atual. “Nesses tempos de crises políticas, guerras e conflitos, que nos desafiam todos os dias, esperamos que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, trazer respostas”, diz Christian. Emmanuelle complementa: “Seja de forma leve ou mais séria, nosso objetivo é criar oportunidades de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica em comum”.
Os filmes
A programação reúne comédia, suspense, drama e animação, com histórias que exploram relações familiares, desafios pessoais e transformações de vida. Entre os destaques estão O Estrangeiro (François Ozon), Vizinhos Bárbaros (Julie Delpy), Mãos à Obra (Valérie Donzelli) — vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025 — e o aguardado A Mulher Mais Rica do Mundo com Isabelle Huppert. Outros títulos presentes na grade incluem Eu, Que Te Amei, Sonho, Logo Existo, Fora de Controle, O Apego, Jovens Mães, Maya, Me Dê Um Título, 13 Dias, 13 Noites e Era Uma Vez Minha Mãe.
Cidades participantes
O Festival é exibido em cidades de diferentes portes, incluindo capitais. Até 10 de novembro, além do Recife, participam:
- Aracaju (SE)
- Araguaína (TO)
- Araraquara (SP)
- Balneário Camboriú (SC)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Búzios (RJ)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Caxias do Sul (RS)
- Cotia (SP)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Goiânia (GO)
- Garanhuns (PE)
- Gurupi (TO)
- Indaiatuba (SP)
- Itajubá (MG)
- Jaguari (RS)
- João Pessoa (PB)
- Juiz de Fora (MG)
- Jundiaí (SP)
- Londrina (PR)
- Lorena (SP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Maringá (PR)
- Monte Claros (MG)
- Natal (RN)
- Niterói (RJ)
- Palmas (TO)
- Pelotas (RS)
- Petrópolis (RJ)
- Poços de Caldas (MG)
- Porto Alegre (RS)
- Resende (RJ)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio Grande (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Santa Bárbara do Oeste (SP)
- Santos (SP)
- São Carlos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Uruguaiana (RS)
- Vitória (ES)
- Volta Redonda (RJ)
A lista de cidades e de cinemas participantes será atualizada no site do Festival: https://festivalcinefrances.com.br/.
Patrocínios e apoios
O Festival conta com o patrocínio master da Varilux (grupo Essilor Luxottica) e apoio do BNP Paribas, Edenred, Voltalia, Fairmont e Air France, além do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Parceiros institucionais incluem as Alianças Francesas e a Embaixada da França no Brasil, além das distribuidoras e exibidores do país.