O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona candidatos interessados em ocupar uma vaga em alguma instituição pública de ensino superior, a partir dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão liberados no dia 13 de janeiro.
As inscrições para o Sisu são gratuitas e, neste ano, vão do dia 17 a 21 de janeiro. Todos os participantes do ENEM 2024, que não tenham zerado a redação e atendam aos requisitos estabelecidos pelas universidades, poderão participar. Mas é preciso estar preparado para tudo correr bem. Confira algumas dicas importantes, presentes em material produzido pelo Colégio Salesiano Recife:
Antes das Inscrições
– É necessário garantir que a conta gov.br esteja funcionando corretamente, já que é por meio dela que o acesso ao sistema do Sisu será realizado. Os dados e e-mail cadastrado devem estar corretos, pois ele será utilizado para futuras comunicações.
– O próximo passo é analisar as notas e escolher cursos que estejam dentro da sua faixa de pontuação. É importante pesquisar as instituições também, bem como a infraestrutura e localização, além das grades curriculares e das áreas de atuação dos profissionais formados.
Durante as Inscrições
– Nesta etapa, é preciso escolher até 2 opções de curso, priorizando os que mais interessam ao candidato e estejam dentro da sua faixa de pontuação. Em caso de indecisão, trocar ideias com outros colegas, profissionais da educação e até mesmo familiares pode ajudar.
– Mas é importante estar atento ao prazo. Não é recomendado deixar para a última hora.
– Caso desejem, as notas de corte também podem ser acompanhadas, já que são atualizadas constantemente no sistema.
Mais informações
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.
Ainda de acordo com o Colégio Salesiano Recife, caso o candidato não for aprovado na primeira chamada, o importante é não desanimar, pois existe a lista de espera e novas oportunidades podem surgir. As matrículas junto às instituições serão do dia 27 a 31 de janeiro. E a manifestação de interesse para lista de espera: 26 a 31 de janeiro.
Além do Sisu, os candidatos podem optar por outros programas como o ProUni e o Fies, que também utilizam a nota do Enem como critério de seleção, mas para instituições privadas de ensino.
Para mais informações, acesse:
https://www.salesianorecife.
[Edital] – https://sisu.mec.gov.br/#/