Mago de Tarso faz visita inédita à unidade socioeducativa da Funase

por: André Vita

O cantor e compositor, Ian Siqueira, mais conhecido como Mago de Tarso, visitou, na última quarta-feira (08/07), o Case Muribeca, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), para um encontro inédito com os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. A atividade, fruto da iniciativa do Eixo Cultura, Lazer e Esportes e promovida com o apoio da equipe técnica da unidade, propôs um bate-papo descontraído e inspirador, aproximando os jovens de experiências reais de superação, arte e representatividade.

Compartilhando experiências e reflexões

Durante o encontro, o artista compartilhou aspectos significativos de sua trajetória, marcada por desafios, superações e pela força da persistência, ressaltando o quanto é essencial manter o foco no próprio sonho, mesmo diante das adversidades. Suas músicas, que mesclam trap, mangue beat, forró e outros ritmos, foram tema de conversa entre os socioeducandos, que também puderam fazer perguntas, trocar ideias e refletir sobre caminhos possíveis a partir da arte e da cultura.

Uma visita surpreendente

Em sua primeira visita a uma unidade socioeducativa, Mago contou que esperava um ambiente hostil, mas se surpreendeu com a estrutura, organização e o acolhimento dos profissionais. Quando questionado sobre o impacto da cultura e da arte na vida dos jovens, ele afirmou: “Da mesma maneira que mudou a minha, também vim de periferia, também vim de uma realidade difícil e pude, graças a Deus, através da música, ter essa ascensão, na minha carreira. Eles também, tendo contato com isso, e se decidirem e escolherem realmente mudar, pois eu acredito muito que você é o autor da sua história. Então, se você decide mudar por você, já é um grande passo”.

O impacto da música na juventude

Para quem esteve presente, o cantor ainda colocou para tocar vários de seus sucessos, como “Caranguejo do Trap”, que foi recebido com entusiasmo pelos adolescentes. K.R., de 18 anos, quando entrevistado comentou: “eu achei muito bacana, porque não é fácil, né? Não é todo mundo que vem de comunidade e passa o que a gente passa, independente de toda a dificuldade, persistir no sonho e nunca desistir. E, eu acho assim, que conseguir o que ele conseguiu, passando o que ele passou, que eu sei que também não veio de berço de ouro, eu acho que eu, como muitos adolescentes da idade têm chance de conseguir chegar lá”.

Um momento de inspiração

Momentos como esse são essenciais para a socioeducação, pois fortalecem vínculos, despertam a autoestima e ampliam perspectivas de futuro. Heveliny Sousa, coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, que articulou o encontro, evidenciou que “receber um artista como o Mago de Tarso em uma das nossas unidades socioeducativas é um momento de inspiração para os nossos jovens e adolescentes. Trazer uma pessoa que tem uma vivência próxima da que eles têm fora das unidades, é mostrar que quando saírem desse momento da Funase, eles têm oportunidades, possibilidades, então é um momento de gratidão, de florescer”.

Posts Relacionados

Deixe um comentário