Mercado internacional: A Cachaça Triumpho produzida no sertão pernambucano vai para os EUA

by Redação

O mercado de cachaça na região Nordeste tem ganhado destaque quando se fala em desenvolvimento e inovação. A região tradicionalmente produtora de cachaça artesanal, tem visto um aumento tanto no número de produtores quanto na diversidade dos produtos oferecidos. Só em 2023, o Nordeste registrou um crescimento no número de empregos gerados no setor, ainda mais forte nos estados de Pernambuco e Bahia, segundo dados do Mapa da Cachaça.

A cachaça nordestina é famosa pela sua alta qualidade, com várias destilarias que se especializam em métodos artesanais de produção, diferenciando-se em sabor e características regionais. Pernambuco tem algumas das cachaçarias mais antigas do Brasil e um mercado bem estabelecido para exportação.

 

No sertão pernambucano, a Cachaça Triumpho, produzina no Engenho São Pedro, na cidade de Triunfo, e que acaba de lançar seu novo rótulo tipo exportação e mira no mercado internacional, é um bom exemplo desse crescimento e consolidação no mercado de cachaças tipo artesanal. “Criado pela renomada designer Gisela Abad, com o apoio da Apex por meio do programa Design Export, o novo rótulo presta uma homenagem à rica cultura de Triunfo, incorporando elementos icônicos como o Cine Theatro Guarany e o personagem carnavalesco Careta”, explica a executiva da Triumpho, Ana Carolina Macedo.

Desde o cultivo da cana-de-açúcar até a destilação em alambiques e o envelhecimento em barris de carvalho ou freijó, cada etapa é conduzida de maneira ecologicamente responsável. A técnica inovadora utilizada no revestimento das garrafas, desenvolvida em colaboração com artesãos locais, reflete essa filosofia. “A combinação de argila e bagaço de cana dá à garrafa uma personalidade única, com uma estética artesanal e orgânica que conversa perfeitamente com a essência da cachaça”, afirma Ana Carolina.

Essa dedicação à qualidade e autenticidade tem rendido à Cachaça Triumpho diversos prêmios, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, a marca foi laureada com o prêmio Design For a Better World (DFBW) na categoria Design de Produtos e Serviços, uma iniciativa do Centro Brasil Design que valoriza inovações com impacto positivo. “É um reconhecimento que destaca nossa busca por soluções sustentáveis”, finaliza.

 

Related Posts

Leave a Comment