Traçando um elo entre preservação e modernidade, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e o Cinema São Luiz participam da 4ª edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco ART.PE, que acontece de 8 a 12 de outubro, no Recife Expo Center. Os equipamentos, geridos pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Fundarpe, apresentam programações especiais que reafirmam o compromisso do Estado com a valorização da arte e da cultura contemporânea.
Convergência entre memória e criação
“A presença do Museu do Estado de Pernambuco e do Cinema São Luiz na ART.PE reforça o papel dos equipamentos culturais do Governo de Pernambuco como espaços de convergência entre a memória e a criação contemporânea. São instituições que dialogam com o passado, mas também olham para o futuro da arte produzida no estado, estimulando novas linguagens, públicos e conexões.” afirma Maria Eduarda Belém, gerente de Ações Culturais dos Equipamentos da Fundarpe.
A importância da ART.PE para o mercado de arte
A ART.PE pretende refletir o desenvolvimento e a consolidação do mercado de artes visuais em Pernambuco, que tem registrado crescimento de galerias, circulação de artistas e aumento nas vendas de obras. O evento reúne galerias, artistas e agentes do setor, fortalecendo o intercâmbio entre a produção local e o cenário nacional.
O Mepe na feira
O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) participa como pilar da preservação e difusão da arte no estado, promovendo a valorização da produção artística local e dialogando com novas vozes das artes contemporâneas. Segundo o gestor Rinaldo Carvalho, a participação ao lado de instituições como MASP, Inhotim e Instituto Francisco Brennand reafirma o compromisso com o fortalecimento da cena regional.
Durante a feira, o Mepe apresenta uma seleção de livros e catálogos que documentam exposições e ações do museu, além de vídeos institucionais sobre os equipamentos da Fundarpe. O estande contará também com a venda de objetos com reproduções do acervo, elaborados pela Sociedade dos Amigos do Museu do Estado de Pernambuco (Sampe).
Mostra Arte Cinema São Luiz
A programação da ART.PE inclui a Mostra Arte Cinema São Luiz, iniciativa da Fundarpe, com exibições nos dias 10 e 11 de outubro, das 18h30 às 21h, em projeções ao ar livre na fachada lateral do Recife Expo Center. A mostra está dividida em dois blocos e reúne obras audiovisuais de artistas pernambucanos de diferentes gerações, curadoria de Pedro Severien.
Artistas presentes na mostra
- Bárbara Wagner em parceria com Benjamin de Burca
- biarritzzz
- Bruno Vilela
- Dea Ferraz
- Juliana Notari
- Júlio Cavani
- Kalor Pacheco
- Lia Letícia
- Priscila Nascimento
- Renata Pinheiro
- Sergio Oliveira
- Telephone Colorido
Mostra Paulo Bruscky
O segundo bloco é dedicado à Mostra Paulo Bruscky, com curadoria de Yuri Bruscky. Serão exibidos registros de performances e obras audiovisuais do artista, pioneiro na experimentação entre cinema, vídeo e performance. O material foi recentemente digitalizado a partir de mídias originais como super 8, 16mm e VHS, com imagens captadas entre 1971 e 2015, reunidas pela primeira vez.
“O que está em operação nesta mostra é a forma livre e inventiva que cineastas e artistas visuais construíram em Pernambuco. Os trabalhos fogem das convenções narrativas para experimentar com as imagens, os sons e os próprios corpos no espaço.” explica o curador Pedro Severien.
Informações sobre programação e ingressos
A programação completa e a cobertura das ações podem ser acompanhadas no @culturape e no Instagram oficial da feira @art__pe. Os ingressos por dia estão disponíveis pela plataforma Sympla.
ART.PE | Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
- Quando 8 a 12 de outubro
- Local Recife Expo Center (Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife – PE)
- Horários de funcionamento 8 de outubro apenas para convidados; 9 a 11 de outubro das 13h às 20h aberto ao público; 12 de outubro das 13h às 18h aberto ao público
- Ingressos Sympla