O Recife Antigo será palco de poesia, alegria, música e uma explosão de cores neste domingo (07), com mais uma edição do “Bonde Brincando nas Ruas do Recife”, que realizará um grande cortejo em homenagem aos 150 anos do Mercado de São José, um dos mais importantes símbolos da cultura, da economia e da memória afetiva da capital pernambucana. A concentração será às 15h30, na Avenida Rio Branco, de onde o desfile seguirá pela Rua do Bom Jesus, culminando na Praça do Arsenal, em frente ao Paço do Frevo. O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
O Bonde Brincando nas Ruas do Recife
é uma realização do Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde e da Paó Produção & Comunicação, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O grande destaque da festa será a Deusa do Mercado, calunga, personagem que simboliza a vitalidade, a diversidade e a resistência cultural do Recife, representando a força do Mercado de São José, inaugurado em 1875 e reconhecido como patrimônio histórico nacional. “A Deusa do Mercado representa toda a força e a história viva do Recife. Ela é a guardiã da nossa memória popular, carregando no olhar a energia que pulsa no Mercado de São José há 150 anos. A calunga vem para conectar tradição e futuro, celebrando a nossa identidade e a beleza do nosso carnaval”, afirma Cid Cavalcanti, fundador do bloco.
O cortejo e suas ações culturais
O cortejo integra o projeto O Bonde Brincando nas Ruas do Recife, que promove ocupação cultural contínua nas ruas do Recife Antigo, com foco na valorização do imaginário popular nordestino por meio da arte, da música e da memória coletiva. Para ampliar a participação do público, o evento contará com ações de acessibilidade realizadas pela equipe da VouSer Acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência possam vivenciar toda a potência cultural e artística da celebração. O projeto é uma realização do Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde e da Paó Produção & Comunicação, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Sobre o Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde
Fundado em 1991, o Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde mantém viva a tradição dos blocos de pau e corda, com flabelo à frente, fantasias luxuosas nas cores vermelho e branco, coral feminino e orquestra de cordas dedilhadas, sopros e percussão. A agremiação participa anualmente dos tradicionais Acertos de Marcha e Encontros de Blocos Líricos, fortalecendo a memória e a poesia do carnaval recifense.Foto: Henrique Antônio
Serviço
- Cortejo lírico O Bonde – Homenagem aos 150 anos do Mercado de São José
- Data: Domingo, 7 de setembro de 2025
- Horário: Concentração às 15h30
- Local: Avenida Rio Branco → Rua do Bom Jesus → Praça do Arsenal
- Atração: Estreia da Deusa do Mercado (calunga do bloco)
- Acessibilidade: Equipe VouSer Acessibilidade
- Realização: Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde & Paó Produção & Comunicação
- Apoio: Prefeitura do Recife | Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 2024)
- Entrada: Gratuita