Mais de 140 ações entre música, circo, teatro, gastronomia, moda, economia criativa, literatura e culturas populares movimentam o município do Agreste no fim de semana. O Festival Pernambuco Meu País aporta em Pesqueira potencializando o município agrestino como um território de arte e cultura, entre esta sexta-feira (15) e o domingo (17). Serão dias de ações gratuitas que englobam as mais diversas linguagens artísticas e grandes shows da cena nacional e local, com uma programação diversa e descentralizada. O festival no município agrega mais de 140 atividades culturais espalhadas por polos no centro e também nas comunidades de Cimbres, Mimoso e Mutuca.
Realização do Festival
O Festival Pernambuco Meu País é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Sesc, Detran/PE, AGE e com as Secretarias da Mulher; Comunicação; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; e Conservatório Pernambucano de Música.
Expectativas para Pesqueira
“É com muita alegria que levamos o Pernambuco Meu País para Pesqueira, uma cidade que tem uma relação profunda com a cultura popular pernambucana. Estamos certos de que será uma edição especial, em um território que pulsa tradição e criatividade. Assim como em outras cidades, queremos ocupar as ruas com arte, música e celebração, valorizando a força da cultura local e conectando-a com o que há de mais vibrante na cena artística atual. Vai ser um momento de reencontro com nossa identidade e de fortalecimento dos laços entre o povo e sua cultura”, declara a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Compromisso com a Cultura Local
“Voltar com o Festival Pernambuco Meu País a Pesqueira, território simbólico da cultura pernambucana, é reafirmar o compromisso da gestão Raquel Lyra com a interiorização da política cultural no Estado. O festival promove o fortalecimento das expressões que moldam a identidade pernambucana e democratiza o acesso da população às diversas linguagens culturais, inclusive com ações em distritos mais distantes do núcleo urbano, como Cimbres, ao lado do povo Xukuru de Ororubá; Mutuca e Mimoso”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
Palco Pernambuco Meu País
O palco Pernambuco Meu País será montado no Pátio de Eventos, instalado na Praça Dom José Lopes, onde nomes como Matuê, Zeca Baleiro, L7nnon, Vitor Fernandes, Juliana Linhares, Nando Cordel, Xangai, Doralyce, Clara Sobral e Michele Andrade se apresentarão ao lado de atrações populares como Cascabulho, Coco de Mulheres e Mestre Anderson Miguel com a Ciranda Raiz da Mata Norte. A abertura oficial será na sexta-feira (15), com o Espetáculo Pernambuco Meu País, reunindo música, dança, teatro e projeções ao vivo. Os intervalos serão animados pelo Som na Rural de Roger de Renor com os DJ’s Baloo, DJ Big e DJ Nuno.
Invasão Cultural em Pesqueira
Logo na quinta-feira (14), a partir das 16h30, Pesqueira receberá uma verdadeira invasão cultural com a chegada da Trupe Pernambuco Meu País pelas ruas da cidade anunciando a chegada do festival com personagens da dança, do circo e do teatro. As atrações serão Orí Cia. de Dança, Trupe Vivarte, Pernaltas da Trupe da ASSARTIC, Performance de Charlene dos Santos e Guilherme Milleron, além do Som na Rural. Diariamente, as culturas populares ganham destaque na programação com cortejos de maracatus, bois, afoxés, escolas de samba, bacamarteiros e quadrilhas em pontos distintos da cidade.
Fórum e Ações Formativas
Pesqueira ainda sediará o Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado, com o tema do artesanato e participação de nomes como Mestra Lívia Aguiar, Geovane Xucuru e Cecilia Gouveia, fortalecendo a conexão entre tradição, mercado e formação. A cidade também terá ações formativas do Forma PE, sempre na Escola Cristo Rei, com programação diversa na quinta-feira, sexta, sábado e domingo. As inscrições estão abertas através do link na bio do Instagram @festivalpernambucomeupais. A população também terá acesso às ações do Rede PE, com formações e atendimentos do Funcultura, Detran-PE, Secretaria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Comunicação, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, entre outros.
Compromisso com a Cultura Local
O festival conta com mais de 78% das contratações realizadas via edital público e um elenco com mais de 77% de artistas pernambucanos, reafirmando seu compromisso com o fomento à cultura local. Serão mais de dez linguagens artísticas representadas, com destaque para culturas populares, música, circo, literatura, gastronomia, moda, teatro, fotografia, dança, entre outras.