A neuropsicopedagoga Lucyana Beltrão leva o tema para um debate na Jornada Bett Nordeste, propondo repensar as relações na escola.
O que significa apoiar o protagonismo dos alunos?
Estamos prontos para abrir espaço para a autonomia, a voz e a autoestima desses alunos ou seguimos priorizando a obediência disfarçada de cuidado? Ou só queremos que eles obedeçam com mais entusiasmo?
Debate na Jornada Bett Nordeste 2025
Neste debate, na Jornada Bett Nordeste 2025, no Recife Expô Center, a educadora Lucyana Beltrão vai conversar sobre como as escolas podem criar ambientes que respeitem e valorizem cada indivíduo, favorecendo o protagonismo dos alunos sem perder de vista o acolhimento e a intencionalidade pedagógica. Para isso, ela vai direto ao ponto: “dar autonomia não é abrir mão dos limites — é dar direção sem tirar o passo, é promover liberdade com responsabilidade, é criar espaços onde o limite não oprime, mas orienta. Vamos fazer um convite propositivo para quem acredita que educar é também sustentar o desconforto, é orientar com firmeza e cuidar sem controlar, mas com base no estímulo à liberdade responsável no dia a dia da escola e na jornada futura dos nossos alunos” explica a educadora infantil e neuropsicopedagoga Lucyana Beltrão, supervisora do Ensino Fundamental I e II da Escola Vila Aprendiz, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Experiência de Lucyana Beltrão
Com quase vinte anos de experiência na área, Lucyana acredita em uma educação que acolhe, transforma, dá sentido à aprendizagem e que coloca as relações humanas no centro do processo educativo. “Na Vila Aprendiz, tenho a oportunidade de viver, todos os dias, aquilo em que acredito: que a escola deva ser um ambiente sensível, significativo e vivo”.
Importância da Jornada Bett
Para a palestrante, a oportunidade de estar na Bett é maior do que falar sobre educação; é também oportunidade para compartilhar os 17 anos de experiência na Escola Vila Aprendiz. “É contar que diariamente aprendemos e construímos no chão da escola. Para mim, é um privilégio ser porta-voz da Vila em um evento dessa magnitude, poder falar sobre a nossa prática, nossas conquistas e desafios, bem como sobre o nosso propósito, que é aprender continuamente, valorizar a escuta ativa e buscar práticas que nascem e respondem às necessidades de alunos, pais e professores, com o objetivo de formar estudantes cognitivamente bem preparados e seres humanos sensíveis, criativos e seguros.”
Jornada Bett Nordeste 2025
A Jornada Bett Nordeste 2025 vai ser realizada nos próximos dias 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center, com visitação gratuita e programação voltada para educadores, gestores e especialistas da educação pública e privada. O evento é promovido pela Bett Brasil em co-realização com o Sinepe-PE, e terá como tema central “Uma nova aprendizagem para construir futuros regenerativos”. A proposta é debater como a educação pode atuar como força transformadora em um mundo marcado por instabilidades, desafios ambientais e desigualdades sociais.
Programação
A programação está organizada em torno dos 4 C’s da Jornada — Convivência, Consciência, Cuidado e Criação —, com auditórios temáticos, espaços de inovação, networking e uma área de exposição com soluções tecnológicas para o setor educacional.
Serviço
Palestra: Queremos protagonismo ou obediência?
Com Lucyana Beltrão
Jornada Bett Nordeste 2025
27 de agosto (quarta-feira) 16h
Auditório Aquário
Recife Expo Center
Inscrições: https://brasil.bettshow.com/jornadabettnordeste