Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, é homenageada no Prêmio Gigante Cultural 2026

por: André Vita

A secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, foi uma das grandes homenageadas da 20ª edição do Prêmio Gigante Cultural Márcia de Siqueira – Carnaval 2026, realizada na noite de quarta-feira (19) no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Recebendo o reconhecimento na categoria Acolhimento Cultural, Yasmim teve seu trabalho destacado em uma noite marcada pela celebração de artistas, agremiações e instituições que fortalecem o Carnaval e a cultura pernambucana.

Homenagem e discurso

“Fico muito feliz e honrada pelo reconhecimento da minha trajetória de responsabilidade com a cultura popular. Estou no cargo enquanto ponte e o prêmio é um exemplo disso, pois, para mim, cultura a gente faz com acolhimento. Por isso, contem comigo, com a Secretaria de Cultura de Pernambuco, com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e com o Governo do Estado. Muito obrigada”, declarou a secretária durante a cerimônia.

Trajetória e atuação

Candomblecista, periférica e brincante da cultura popular, Yasmim é a primeira mulher preta a assumir a Secretaria Executiva de Cultura do Estado. Integrante do corpo técnico da Secult-PE desde 2020, ela atuou na Gerência de Políticas Culturais e ganhou projeção ao conduzir de forma democrática e participativa a Conferência Estadual de Cultura de 2023, reunindo representantes culturais de todas as regiões de Pernambuco. Com experiência em finanças, orçamento público, planejamento e execução de projetos, gestão patrimonial e produção cultural, Yasmim traz também a vivência dos afoxés, maracatus e outras tradições populares.

Reconhecimento pelo Homem da Meia-Noite

“Ela agora passa a ter o nome gravado na história do Homem da Meia-Noite, no teto da nossa sede social da Casa do Calunga. É uma homenagem muito especial por tudo que ela vem realizando na Secretaria de Cultura de Pernambuco, a sua história e tudo que ela construiu, além de representar o agradecimento ao Governo do Estado, que nos acolhe tão bem”, destacou o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho. Saiba mais sobre a agremiação em Homem da Meia-Noite.

Apresentações e lançamentos

A cerimônia, promovida pelo Clube de Alegoria e Crítica do Homem da Meia-Noite, abriu com apresentações do Maracatu Nação Pernambuco e da Escola Vira Dança. O público acompanhou também o lançamento do clipe da música Gigante da Meia-Noite, com participação de Maciel Salú, Mãe Beth de Oxum, Siba, Rute Pajeú e o Grupo Bongar. Foi anunciado ainda o tema da prévia infantil Calunguinha na Folia para 2026 com o mote “Eu Quero É Frevo”, que celebra nove anos em 2026, e os homenageados da prévia: a Orquestra Henrique Dias e a Cia Brasil por Dança.

Outros homenageados

Durante a noite, diversas personalidades, grupos e instituições receberam homenagens das mãos do presidente do Homem da Meia-Noite. Entre os agraciados estavam:

  • Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
  • Associação de Maracatus de Olinda (AMO)
  • Miro do Samba
  • Instituto Capiba
  • Coletivo Mulher Vida
  • Luna Markman
  • Max Motta
  • Jéssica Zarina
  • Casa da Rabeca
  • Mestre Galo Preto

A noite reafirmou o papel das entidades e artistas no fortalecimento do Carnaval e da cultura popular pernambucana, celebrando memória, resistência e criatividade comunitária.

Posts Relacionados

Deixe um comentário