No auge do verão, em meio às temperaturas mais altas e os compromissos mais descontraídos, a pedida ideal é sempre ter à disposição vinhos que trazem frescor e leveza para as ocasiões. Segundo a sommelière Keli Bergamo, embaixadora da Viña Morandé no Brasil, premiada vinícola chilena, há três estilos de vinhos tranquilos (ou seja, sem bolhas) que são indispensáveis na adega de qualquer winelover. Todos, inclusive, são distribuídos em Pernambuco pela Wine Concept Brasil. Confira as dicas:
Um vinho branco jovem
“As notas primárias de frutas e flores, o frescor e a leveza dos vinhos brancos sem passagem por barrica carregam em si a essência do verão”, destaca Keli. Ela adiciona que os rótulos de sauvignon blanc, chardonnay e até semillon são ideais para harmonizar com saladas frescas, frutos do mar e até pratos da culinária asiática.
Pionero Reserva Chardonnay: Carrega notas frutadas que lembram pêra, maçã verde e abacaxi fresco. No paladar é frutado e equilibrado, com bastante frescor, cremosidade e persistência. É elaborado no Vale do Maule, terroir histórico para o Chile.
Vinho rosé frutado
Com uma coloração irresistível e sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, os rosés frutados e jovens são mais que encantadores: são versáteis! “Do encontro com amigos na piscina à harmonização com frutos do mar, bruschettas de tomate e charcutarias, o rosé é a cara do verão”, comenta Keli.
Pionero Reserva Rosé: Elaborado com um blend de uvas do Vale do Maule, no Chile, este rosado traz notas de framboesas e morango, com nuances florais e especiadas. No paladar tem uma textura delicada e fresca.
Vinho tinto leve e pouco tânico
Tinto combina, sim, com a estação. Mas não aqueles exemplares mais encorpados, maturados e alcoólicos. Troque-os por opções jovens, frescas e pouco tânicas, elaborados com uvas como a pinot noir e país. “São alternativas que podem ser servidas com temperatura ligeiramente mais baixa, tornando a experiência ainda mais prazerosa e refrescante”, explica Keli Bergamo.
Morandé Selección de Viñedos Gran Reserva Pinot Noir: De coloração em tons de vermelho-cereja brilhante, apresenta intensos aromas de framboesas e cerejas, com agradáveis notas terrosas, florais e especiarias. Originário do Vale de Casablanca, carrega sua tipicidade com um corpo delicado, estrutura elegante e muito equilíbrio.
Sobre a Viña Morandé – Fundada em 1996 por Pablo Morandé, um dos enólogos mais renomados do Chile, a Viña Morandé sempre teve um claro foco em inovação. Foi a primeira a plantar videiras no Vale de Casablanca, pioneira na criação de campos de alta densidade e no lançamento da linha Adventure, focada em explorar a diversidade vitivinícola chilena. Além disso, foi uma das primeiras vinícolas a resgatar terroirs e técnicas ancestrais de vinificação, entre outras inovações. Atualmente, coleciona mais 1700 reconhecimentos internacionais nas principais mídias especializadas do mundo. Em 2022, foi eleita a melhor vinícola do Chile pelo Guia Descorchados e só em 2024, seu ícone House of Morandé recebeu 95 pontos no Decanter World Wine Awards e 98 pontos no Guia Descorchados. Sua constante experimentação e ousadia dão origem a um vasto portfólio de vinhos sem precedentes na indústria, provenientes de diferentes denominações de origem e elaborados através de métodos diversos.
Sobre a Wine Concept Brasil – A distribuidora de vinhos Wine Concept Brasil traz com exclusividade produtos de alto padrão, produzidos pelos enólogos mais conceituados, das principais regiões produtoras da Argentina, Chile, Espanha, França e Portugal. São 5 anos de atuação no mercado nacional, com matriz no Recife e filiais na Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, além de parceiros em Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia. Além de Pernambuco, a empresa distribui os vinhos da Viña Morandé para os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Piauí, Sergipe e Pará.