A odontologia estética é uma área da odontologia que tem como objetivo não somente a melhora da aparência dos dentes, mas também visa a promoção da saúde bucal de forma integral. Dessa forma, a estética dentária não se limita apenas a proporcionar sorrisos bonitos aos pacientes. Essa área da odontologia também possui um papel importante na saúde dos dentes e gengivas.
Além do lado mais psicológico, como o impacto na melhoria da autoestima e no aumento da qualidade de vida, como por exemplo, melhorando a mastigação do paciente, os tratamentos estéticos garantem outros ganhos. “A odontologia estética também atua na melhoria da saúde bucal, pois procedimentos como lentes de contatos dentais, facetas e coroas, podem restaurar a função dos dentes, permitindo uma mastigação e fala mais eficazes; Ao alinhar os dentes e fechar o espaço entre eles, facilita-se a limpeza adequada, prevenindo cáries e doenças gengivais.” explica a dentista Fernanda Mourato.
A dentista lembra ainda que ao ter dentes mais bonitos e saudáveis, os pacientes que buscam a odontologia estética tendem a cuidar melhor de sua higiene, tornando a saúde bucal uma prioridade. “Além dos benefícios estéticos, tratamentos com o uso de aparelhos ou alinhadores transparentes, corrigem problemas funcionais, como a correção de mordida desalinhada, o que pode prevenir dores de cabeça e disfunções da articulação temporomandibular (ATM)”, completa Fernanda Mourato.
A especialista destaca alguns dos tratamentos estéticos e seus benefícios:
Clareamento dental: Remove manchas e amarelamento dos dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes;
Colocação de facetas: Corrige imperfeições como dentes lascados, desalinhados ou com mal formato;
Lentes de contato dental: Solução similar às facetas, porém mais finas e menos invasivas;
Aparelho ortodôntico: Corrige dentes tortos ou apinhados, melhorando a mastigação e a estética do sorriso;
Implante dentário: substitui dentes perdidos de forma natural e funcional.