Cada vez mais, o ensino superior tem assumido um papel essencial na formação de jovens com visão ampla, capazes de desenvolver competências profissionais e, ao mesmo tempo, enxergar oportunidades empreendedoras. O movimento já se reflete nos números: segundo levantamento do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), o empreendedorismo entre pessoas de 18 a 29 anos cresceu 25% em 12 anos, alcançando em 2024 o maior faturamento da série histórica.
Outro estudo, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, aponta que três em cada dez jovens brasileiros até os 27 anos têm como desejo profissional empreender. Atentas a esse cenário, instituições da Yduqs desenvolvem ações que incentivam a criação de soluções inovadoras, o fortalecimento da cidadania e a transformação social.
O Você é o Seu Negócio é uma iniciativa da Wyden Carreiras que apoia estudantes no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na construção de trajetórias com propósito. Essa semana, a programação inclui a oficina Transforme sua história em um negócio, ministrada por Lucimar Dantas, Head do Hub Ibmec, e uma oficina sobre Branding, conduzida por Victor, coordenador do Ibmec, em parceria com a Adobe. As oficinas acontecem online, pelo canal da Wyden no YouTube, e estão abertas a todos os interessados: clique aqui para assistir.
Na Wyden, o time Enactus leva a educação empreendedora para além dos muros da faculdade. Atualmente, cinco projetos sustentáveis são desenvolvidos na comunidade do Açaí Km 1700, reaproveitando caroços de açaí para produzir café, tijolos e adubo, beneficiando cerca de 90 famílias. “Na Enactus, junto aos colegas, empreendemos soluções que transformam realidades. Isso me enche de alegria. É um prazer imenso contribuir para o crescimento coletivo das comunidades e acompanhar o nosso desenvolvimento pessoal possível por meio de projetos empreendedores”, afirma Rafaela Lima, estudante do Wyden e ex-líder do time.
O empoderamento feminino também ganha força dentro das universidades. Na Estácio, o Projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas (MEE), criado em 2021 com apoio do Instituto Yduqs, centenas de mulheres com capacitações em áreas como gestão, psicologia e comunicação. “Nosso objetivo é resgatar identidade e dignidade, garantindo um atendimento que leve em conta todas as necessidades das mulheres atendidas”, destacam as professoras responsáveis pela iniciativa, que mobiliza também alunos e voluntários da instituição. Essa iniciativa demonstra como o ensino superior pode se tornar um motor de transformação social ao integrar educação, empreendedorismo e cidadania”, ressalta a coordenadora do Projeto, em Juiz de Fora.