O mercado de veículos eletrificados no Brasil tem apresentado um crescimento considerável. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2023, foram registrados 93.927 emplacamentos, um aumento de 91% em comparação com os 49.245 emplacamentos de 2022. Os carros elétricos, movidos a bateria, se destacam por sua sustentabilidade, eliminando a necessidade de abastecimento com combustíveis fósseis.
Mas com o aumento na popularidade dos carros elétricos, surge uma questão crucial para os proprietários e futuros compradores: como funciona o seguro para esses veículos? O diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, Leandro Vasco, esclarece.
“Os carros elétricos são aceitos pelas seguradoras. Para que o seguro seja aprovado, o veículo deve estar legalmente registrado e com a documentação em dia, assim como qualquer outro tipo de veículo. As seguradoras realizam uma vistoria para avaliar o risco e, se aprovado, o carro recebe a cobertura de seguro”, explica.
De acordo com o especialista, as seguradoras oferecem várias coberturas para os carros elétricos, incluindo cobertura de colisão, que cobre danos parciais ou totais por colisão, capotamento ou incêndio; cobertura de roubo, que oferece indenização em caso de roubo ou furto do veículo; cobertura para terceiros, que indeniza por danos materiais, corporais ou morais a terceiros; e eventos naturais, oferecendo proteção contra enchentes, queda de árvores, raios e outros desastres naturais.
“Além dessas, há coberturas adicionais que incluem troca ou reparo de vidros, teto solar, retrovisores, lanternas e faróis, além de indenização por danos corporais a passageiros em caso de acidente, e a disponibilização de carro reserva. O valor do seguro é calculado com base no preço do veículo, geralmente variando entre 5% e 10% do valor da tabela Fipe”, afirma.
Com o crescimento do mercado de veículos elétricos e híbridos, algumas seguradoras estão desenvolvendo produtos específicos para essa categoria. Entre os diferenciais oferecidos estão cobertura para cabos de carregamento, assistência em caso de falta de bateria ou carga, e oficinas credenciadas especializadas.
“O avanço dos veículos elétricos no Brasil sinaliza um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado. Com a adaptação das seguradoras a essa nova realidade, os proprietários de carros elétricos têm cada vez mais opções para proteger seus veículos, garantindo a segurança e a tranquilidade necessárias para aproveitar ao máximo essa inovação”, finaliza Leandro.