Autistas e familiares celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com ato de valorização no Marco Zero

by Voz Comunicação

Quem passou pelo Marco Zero, no Bairro do Recife, na manhã desta terça-feira (02), presenciou a valorização das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Muitos familiares, crianças e adolescentes autistas participaram do encontro realizado pelo Instituto do Autismo (IDA) em celebração ao Abril Azul, mês inteiro de conscientização para as necessidades da comunidade autista. O dia 2 de abril foi a data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O diretor geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins, reforçou a importância da celebração. “O Abril Azul nos traz a oportunidade de exaltarmos esse olhar pelo autismo. O nosso ato no Marco Zero foi idealizado para valorizar ainda mais esse dia 2, com muito amor e várias atividades. Estaremos sempre juntos para proporcionar o desenvolvimento das crianças com TEA e reduzir a discriminação e o preconceito”, afirma.

Durante a manhã, foram realizadas várias atividades com muita música e dança. Ainda durante a celebração, foi feita uma grande roda em torno do Maro Zero e  um ato simbólico para promover a campanha Todo Autista é Campeão, levando os autistas presentes a um pódio montando no local. Todos eles receberam medalhas, como forma de reforçar o reconhecimento sobre o espectro autista. O ato de valorização do autismo acontecerá também nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira) nas cidades de Carpina e Igarassu, onde o Instituto também atua.

Já no período da tarde, o IDA também realizou mais dois atos simbólicos. O instituto levou a criançada, às 14h, para uma sessão de cinema especial, no Shopping Recife, Boa Viagem, para assistir ao filme Kung Fu Panda 4. Logo após a sessão, também no Shopping Recife, houve a pintura de uma vaga preferencial para autistas. Vale lembrar que, ao longo da semana, no mesmo shopping, serão distribuídos 500 cordões de identificação.

Instituto do Autismo – Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. “Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo .

 

Related Posts

Leave a Comment