Câncer infantil: Leucemia é o mais comum entre as crianças e tem até 80% de cura quando diagnosticado precocemente

Hoje (23) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

by Voz Comunicação

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil, representa a primeira causa de morte por doença, mas quando diagnosticado precocemente tem até 80% de chances de cura. Nesta quinta-feira, dia 23, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e os especialistas alertam para os primeiros sinais da doença e reforçam a importância do apoio da família e o suporte durante o tratamento para que a doença possa ser curada.

“Entre os principais sintomas do câncer nas crianças, estão a palidez, caroços, febre, perda de apetite e manchas roxas. Mais importante ainda, é estar atento à persistência desses sintomas e de imediato procurar um médico para uma avaliação mais criteriosa”, alerta a oncohematologista pediátrica, Daniely Feitosa, membro da diretoria do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC.

Segundo a médica, ao contrário do câncer adulto, o câncer infantil não tem relação direta com fatores do ambiente ou hábitos de vida, e nem necessariamente relação hereditária. O câncer infantil tem relação genética e em alguns casos ocorre atrelado a outras patologias já existentes.  Ainda de acordo com a especialista, os tumores mais comuns nesse grupo são os linfomas, leucemias agudas e tumores do sistema nervoso central.

NACC – Fundado em outubro de 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), com sede no bairro dos Aflitos, zona norte do Recife, oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica da cidade através do apoio às crianças carentes em tratamento e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição disponibiliza todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade. Através do apoio da sociedade civil, o NACC oferece hospedagem; alimentação e fornecimento de cestas básicas, leite e suplementação alimentar; transporte e auxílio passagem; sala de aula, brinquedoteca e programas educativos; além de acompanhamento com profissionais de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia para apoiar o tratamento das crianças atendidas. Para saber mais sobre a instituição, pode acessar o link www.nacc.org.br.

Related Posts

Leave a Comment