Equilíbrio entre trabalho e filhos: especialista oferece dicas de gestão de tempo e produtividade para mães empreendedoras

by Voz Comunicação

Um estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) mostrou que 87% das mulheres empresárias têm como motivação para gerir o próprio negócio a busca pela independência financeira, com o objetivo de conquistar maior tempo de qualidade com os filhos e a família. No entanto, equilibrar os desafios típicos do mundo dos negócios com os intrínsecos à maternidade pode ser um grande obstáculo.

A docente do curso de Administração da Estácio, Alice Dantas, observa que unir as duas responsabilidades consome uma quantidade significativa de tempo e energia, e que “gerenciar ambos os papéis, de mãe e de gestora, pode deixar as mulheres sobrecarregadas e com pouco tempo para si mesmas”. Essa pode ser a realidade de muitas, visto que, dos 10,1 milhões de negócios comandados por mulheres no Brasil, mais da metade (52%) são liderados por mães, conforme apontam dados levantados pelo Sebrae em 2022.

Neste cenário, Alice, que também é especialista em Gestão de Projetos e mãe de dois, oferece algumas orientações:

Para a mãe que está começando um novo negócio, é importante fazer uma avaliação honesta das habilidades, interesses e recursos disponíveis, além de buscar orientação de gestores mais experientes e estar preparada para se adaptar a uma nova rotina, conforme o seu negócio evolui.

Estabelecer prioridades, delegar tarefas e adotar algumas ferramentas digitais podem auxiliar na otimização da gestão do tempo e produtividade: plataformas como Trello e Asana ajudam a criar listas de tarefas, definir prazos, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso de projetos.

Agendas eletrônicas possibilitam organizar compromissos, definir lembretes e compartilhar calendários com colaboradores ou membros da família. Aplicativos bloqueadores de distração, como Freedom e StayFocusd, também ajudam a manter o foco total nas tarefas importantes.

A docente finalizou com algumas dicas de ouro para alcançar o sucesso. “Além de saber gerenciar bem o seu tempo e lidar com os desafios, é importante ser criativa e ter autoconfiança para facilitar a tomada de decisões. Junto a isso, a mulher não deve esquecer de cuidar de sua saúde física e mental. Tirar tempo para descansar, se exercitar e se recarregar é essencial, pois uma mãe empreendedora saudável e equilibrada será capaz de enfrentar os desafios que surgem dos dois lados com mais resiliência”, aconselha Alice.

Related Posts

Leave a Comment