Grupo Trino encerra 2023 com crescimento e inovações no setor de Logística

Empresa se destaca por aquisições estratégicas, investimentos em tecnologia e compromisso com práticas ESG, se mostrando mais fortalecida, adaptada às demandas do mercado e pronta para superar os desafios do próximo ano.

by Voz Comunicação

O ano de 2023 foi marcado por uma significativa retomada em diversos setores da economia após os desafios impostos pela pandemia. No mercado atacadista e varejista, o cenário passou por incorporações, crescimento e consolidação de redes regionais e nacionais. Com essa movimentação do setor, o Grupo Trino, atuante no mercado de logística e serviços, se destacou por suas estratégias inovadoras e adaptação às mudanças no comportamento dos consumidores.

 

Com as novidades trazidas pelos grandes supermercados, o Grupo Trino experimentou uma fase de consolidação e adaptação às transformações no cenário de logística local e na política de preços. Cláudio Fernandes, diretor administrativo e sócio-fundador do Grupo, afirma que foi um ano de aprendizado. “E muita ousadia para acompanhar o mercado e se manter ativo, atualizado, e com muita responsabilidade com as pessoas e segurança dos processos”, afirma.

 

Pioneirismo na Logística Sustentável

 

Um marco significativo para o Grupo este ano foi a entrada na atividade de distribuição, utilizando veículos de carga movidos à eletricidade. Essa iniciativa ressalta o pioneirismo da empresa em Pernambuco e destaca seu compromisso com práticas mais sustentáveis no transporte.

 

Já com o olhar para as transformações internas, o Grupo promoveu uma revolução ao potencializar sua liderança. Treinamentos em tempo real foram realizados para líderes em todo o Brasil, buscando desafios de melhoria e aprimoramento de conhecimento. “Esse crescimento linear e igualitário do Grupo garante a uniformidade no serviço de qualidade, que sempre foi sua marca”, comenta Cláudio Fernandes.

 

De acordo com o diretor administrativo, diante das constantes mudanças nas operações dos clientes, houve uma reação com soluções imediatas e revisões frequentes nos projetos de inovação. Isso exigiu investimentos contínuos em tecnologia e recursos de TI para suportar o aumento dos volumes e garantir a segurança de dados e informações.

 

O ano de 2023 também foi marcado pela consolidação da política de ESG (environmental, social and governance), enfocando a elevação da produtividade, lucratividade, um ambiente saudável e respeitoso, e a satisfação tanto do público interno quanto externo. Outra alegria para a equipe foram os reconhecimentos, como a exposição de uma solução em TI em Nova York, validando a excelência dos serviços e a busca constante por inovação.

 

“Nossa parceria na ferramenta de WMS – software aplicado na gestão de armazéns – permitiu ao Grupo Trino ofertar aos clientes recursos inovadores, como a utilização de drones e a separação por pick by voice, aplicados nas rotinas diárias de distribuição e inventários de estoque. Esses recursos alavancam a produtividade e qualidade do serviço entregue, promovendo eficiência e menores custos operacionais aos nossos clientes”, explica Cláudio.

 

Perspectivas para 2024 e Metas Planejadas

 

Diante do comportamento do mercado, as expectativas para 2024 são positivas. O Grupo Trino planeja continuar investindo nas operações atuais e em novas, visando um crescimento de 18% nos diversos produtos oferecidos ao mercado. A redução de custos e investimentos em recursos digitais e de TI são prioridades, assim como a consolidação das práticas ESG e a segurança do trabalho.

 

O otimismo com que Cláudio Fernandes enxerga o futuro não é romantizado. “Acreditamos trilhar o caminho correto para nossa empresa. O elevado índice de renovação anual dos contratos vigentes com nossos clientes é uma indicação real de que nossas práticas são reconhecidas e alinhadas com a maneira de ser e objetivos deste mercado. O empenho é constante, bem como a reinvenção da forma de prestar serviços” conclui o diretor.

 

 

Related Posts

Leave a Comment