O mês de novembro ganha a cor azul para promover a conscientização da população masculina quanto à importância da prevenção de doenças e dos cuidados com a saúde, especialmente sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Neste período, muitas campanhas e palestras são realizadas com enfoque educativo para encorajar os homens a fazerem exames de forma regular, desfazendo tabus e incentivando uma vida saudável.
De acordo com Jayane Carneiro, professora do curso de enfermagem da Estácio, o câncer de próstata é uma das grandes causas de morte entre os homens e, por isso, o Novembro Azul destaca a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Além disso, ela destaca outros problemas de saúde que mais afetam os homens.
“As doenças que atingem os homens são problemas cardíacos, obesidade (que pode levar a uma série de outras doenças), diabetes, doenças respiratórias devido ao tabagismo, problemas de saúde mental devido à falta de escuta e comunicação. Além disso, podemos destacar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), que podem ser prevenidas pelo uso de preservativos e identificadas em exames regulares. A grande questão é que parece que temos apenas um mês para atender todas as necessidades dos homens, mas, na verdade, a saúde deve ser uma prática regular durante toda a vida”, alertou.
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, a profissional destaca que há exames que precisam ser realizados com frequência, como exame de sangue completo, que avalia a saúde geral, níveis de glicemia, colesterol e contagem sanguínea; aferição de pressão arterial; exame de próstata (PSA), que ajuda a detectar problemas na próstata e é recomendado para homens a partir de 50 anos ou mais cedo, dependendo do histórico familiar; além de exame odontológico, testes rápidos e exames de visão e audição.
Jayana ainda fala sobre o papel da enfermagem nos cuidados com a saúde do homem. “A enfermagem desempenha um papel crucial na saúde como um todo, com funções como educação em saúde, onde fornece informações essenciais, incluindo prevenção, hábitos saudáveis, orientação de exames. Os enfermeiros também atuam na realização de exames, apoio emocional, aconselhamento através do planejamento familiar, prevenção de IST’s, gestão de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, reabilitação de lesões e cirurgias, além de promoção de um estilo de vida mais saudável”, destacou.