Está com calor? Veja como alimentação pode ajudar a enfrentar altas temperaturas

by Voz Comunicação

Com a chegada do verão e a previsão de termômetros marcarem mais de 40ºC durante a onda de calor que atinge uma parte do Brasil, alguns cuidados, como adequação da alimentação, podem ajudar a enfrentar este período.

A nutricionista e professora da Estácio, Maria Tainara Carneiro, explica que, com o calor intenso, o organismo perde muito mais água. Por isso, optar por uma alimentação rica em frutas e também com ingestão maior de líquidos pode ajudar a evitar uma possível desidratação.

“Nossa alimentação deve conter frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e contém água, auxiliando a repor os nutrientes perdidos pelo suor. Além disso, devemos ingerir líquidos o dia inteiro, como água, sucos naturais e água de coco”, orienta a nutricionista.

Crianças e idosos, que podem desidratar com mais facilidade, devem ter cuidados especiais. A orientação é oferecer líquidos e frutas constantemente para repor os nutrientes eliminados com o suor. “A banana é uma ótima opção de fonte de energia e pode ser levada na bolsa. O abacaxi, a melancia e a laranja são ótimas opções para evitar a desidratação”, destaca Maria Tainara.

Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados. Entre eles, os que são considerados ultraprocessados – ou seja, passam por maior processamento industrial e têm excesso de sódio, gordura e açúcar.

“Além disso, devemos evitar alimentos que demoram mais a digestão, como carnes gordas, frituras, doces, maionese, queijos gordurosos, preparações feitas com muita gordura e sódio”, finaliza a professora da Estácio.

Related Posts

Leave a Comment