Exposição “Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam” inaugura na Christal Galeria de Artes

A mostra encerra o processo de residência artística vivenciado pelos artistas Max Motta e Whyttney de Araújo

by Redação

 

No próximo dia 28, a Christal Galeria de Artes, localizada no Pina, abre as portas do seu salão principal para receber a exposição de pinturas intitulada “Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam“. Esta mostra é o resultado da segunda edição da residência artística promovida pela galeria entre os meses de março e maio deste ano, protagonizada pelos artistas Max Motta e Whittney de Araújo. O objetivo desta iniciativa é fortalecer e fomentar a produção de jovens artistas já representados pela galeria, ao mesmo tempo em que proporciona uma oportunidade para novas curadorias como a de Eduarda Oliveira, que participou do processo sob a coordenação da curadora Joana D´Arc Lima.

“A Christal Galeria está situada no coração do Pina, um território repleto de histórias e memórias de resistência, especialmente em meio às lutas pela preservação do direito de permanecer em suas casas, diante da especulação imobiliária. Estas narrativas, entrelaçadas com as celebrações e festividades locais, serviram de inspiração para Max e Whittney durante sua imersão neste vibrante território, sob a orientação da artivista Tab, moradora e atuante na região”, destaca Christiana Asfora, galerista da Christal.

Durante o processo, os artistas mergulharam na vida cotidiana da comunidade, observando atentamente seus aspectos exteriores e interiores, gestos, olhares e modos de vida dos moradores. As experiências vividas durante essas incursões se tornaram a matéria-prima para a criação das obras expostas.

A exposição apresenta uma cartografia visual única e não oficial do Pina, destacando a multiplicidade de perspectivas dos artistas sobre o mesmo território. Ao cruzar e divergir seus olhares, Max e Whittney revelam diferentes maneiras de representar o real, cada um com sua abordagem investigativa e estilística.

Max Motta, com sua larga experiência em pintura de grande formato e murais, além de sua incursão recente na pintura em tela, explorou a figura humana e cenas de convívio social, enriquecendo suas obras com detalhes minuciosos e expressões vívidas. Por sua vez, Whittney de Araújo, em seus primeiros passos no mundo artístico, experimentou com a figuração e uma paleta de cores variada, trazendo para suas pinturas fragmentos do cotidiano do Recife, com foco na denúncia das questões sociais.

“Esta exposição não apenas celebra o talento e a criatividade desses dois artistas emergentes, mas também ressalta o compromisso da Christal Galeria em promover diálogos e reflexões sobre as questões que permeiam o território Pina e suas comunidade”, reforça Christiana Asfora.

A mostra “Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam” pode ser conferida a partir de 28 de maio, na Christal Galeria de Artes, que fica na Rua Estudante Jeremias Barros, 266, Pina, de segunda a sexta das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

 

Related Posts

Leave a Comment