Instituto do Autismo anuncia nova unidade em Olinda

Atualmente, mais de 500 crianças e adolescentes já são atendidos em seis endereços localizados no Recife, em Igarassu e em Carpina

by Voz Comunicação

O trabalho em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas em Pernambuco vai ganhar mais um reforço, agora na cidade de Olinda. O Instituto do Autismo (IDA) inicia, este mês, a construção de mais uma unidade de sua rede, num espaço com mais de 1000 m². A previsão é de que, em julho, a oitava unidade do IDA seja entregue, com uma capacidade para atender um média de 200 famílias. “A cidade de tantos pontos turísticos agora também será a cidade da inclusão. Encontramos uma área incrível e tenho certeza que vamos conseguir transformar a vida de muitas crianças e adolescentes, com toda infraestrutura, como quadra, piscina e serviços que o Instituto do Autismo oferece”, afirma o diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), Kadu Lins.

Kadu também anuncia a expansão da unidade do bairro das Graças, no Recife, em paralelo ao avanço das obras do espaço que também está sendo construído em Caruaru.  “Há cerca de um ano inauguramos a unidade do bairro das Graças. Fomos tão bem acolhidos que atendemos uma quantidade de famílias enorme e hoje o espaço já estava começando a ficar pequeno. Então encontramos uma casa bem próxima, a poucos metros, para que possamos ampliar os atendimentos dessa unidade e melhorar ainda mais nossa estrutura. Nela, teremos agora uma piscina e novos espaços. Um dos espaços será para atender uma solicitação que recebemos dos pais, uma sala para que eles possam conversar, jogar dominó e trabalhar”, detalha Kadu.

Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. “Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA disponibiliza infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

HISTÓRIA – O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.

 

Related Posts

Leave a Comment