Quilombolas de São Lourenço aporta na loja “Patto Social”

by Voz Comunicação

Durante o mês de fevereiro, o Shopping Patteo Olinda recebe, em seu espaço colaborativo “Patteo Social”, o grupo Quilombolas de São Lourenço, formado por mulheres artesãs e marisqueiras do Quilombo de São Lourenço, no município de Goiana, em Pernambuco. Na loja, estão disponíveis para venda produtos artesanais que carregam cores e formas, as histórias e registros da cultura local.

As peças desenvolvidas pelas Quilombolas de São Lourenço são únicas, feitas à mão, decoradas com búzios, mariscos e coco de macaíba, coletados de forma sustentável, arrematadas com fios e linhas especiais através de técnicas tradicionais, como o tear, o ponto da rede de pesca, nós, o crochê e amarrações.

Colares, brincos, pulseiras, bolsas e roupas exclusivas estão à venda na loja “Patteo Social”, com 100% da renda revertida para as ações do grupo Quilombolas de São Lourenço. O espaço está localizado no piso L2 do centro de compras e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Quilombolas de São Lourenço – A mobilização e luta das mulheres dá vida à história do Quilombo São Lourenço, e dessa união, formou-se em 2009 o grupo de mulheres artesãs que contam através da arte um pouco da cultura local. Todas são registradas como marisqueiras e encontraram no artesanato uma fonte complementar de renda.

Os Quilombolas são os remanescentes e descendentes de comunidades formadas por escravos fugitivos, os quilombos. A comunidade de São Lourenço foi reconhecida como quilombo em 2005 pela Fundação Cultural Palmares. O local conta hoje com cerca de 950 famílias, no distrito de Tejucupapo, em Goiana, a cerca de 66 km do Recife.

Reconhecidas nacionalmente, as artesãs do grupo Quilombolas de São Lourenço já levaram suas peças para algumas das mais tradicionais passarelas de moda do Brasil, entre elas a do São Paulo Fashion Week.

Related Posts

Leave a Comment