Série exclusiva de J. Borges agora faz parte do acervo do Museu Reina Sofia na Espanha

Obras do artista pernambucano foram adquiridas do acervo da Christal Galeria de Artes no Recife

by Voz Comunicação

Um conjunto de xilogravuras do artista, cordelista e poeta J. Borges agora compõe o acervo de um dos mais importantes museus de arte moderna da Espanha, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, localizado em Madri. O museu europeu abriga coleções de arte moderna e contemporânea, com destaque para obras de artistas espanhóis como Pablo Picasso e Salvador Dalí. “É o fomento da arte popular e um orgulho levar o Patrimônio Vivo de Pernambuco para um espaço de tamanha importância”, comemora a galerista e marchand, Christiana Asfora.

Ao todo, foram 16 obras do mestre da xilogravura para o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Os trabalhos fizeram parte, em 2022, da exposição “Pernambuco por J. Borges”, criadas com exclusividade para a Christal Galeria de Artes. A coleção completa tem uma edição limitada de 30 edições. A série pode ser conferida no acervo da Christal Galeria, em Recife.

As xilogravuras de J. Borges trazem como temas a riqueza natural e cultural de Pernambuco, representados pelas paisagens das regiões Zona da Mata, Agreste e Sertão. Além da música e do folclore, as obras também retratam personalidades ilustres da cultura nordestina, como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Francisco Brennand. A Christal Galeria fica na rua Estudante Jeremias Bastos, 266, no Pina, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado das 10h às 16h.

 

 

 

Related Posts

Leave a Comment