Tecnologia é área mais almejada por quem busca mais oportunidades

by Voz Comunicação

O processo de escolha da área de atuação geralmente envolve muitas dúvidas para os jovens que estão no processo de escolha de uma carreira. Os cursos da área de Tecnologia continuam na lista dos mais procurados nas universidades brasileiras, atraindo quem busca um mercado com mais possibilidades e oportunidades de melhores salários. Uma recente pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) revelou que as empresas brasileiras vão demandar, até 2025, quase 800 mil profissionais de tecnologia.

“Isso mostra o quanto o mercado está aquecido, seguindo em processo de expansão. Muitas pessoas podem começar a se planejar para ocupar essas vagas. Em grande parte das vezes, isso envolve a realização de um novo curso de graduação”, comenta Tatiana Andrade, que é gerente nacional da Jala University, uma instituição latino-americana, com sede na Califórnia (EUA), que escolheu o Recife para abrigar seu escritório no Brasil.

Outra grande vantagem de TI é a sua universalidade. Um profissional que saiba falar inglês, por exemplo, não vai encontrar barreiras para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Outro fator é o trabalho remoto, bastando ter um notebook e acesso à internet. “A carreira na área de tecnologia permite que uma pessoa possa trabalhar para empresas de outros países. Essa barreira física de locomoção para o ambiente de trabalho não existe”, enfatiza.

A Jala University já iniciou as aulas de duas turmas de Engenharia de Software no País. Para 2024, as vagas para a turma que começa no primeiro semestre já foram encerradas, mas permanecem abertas as inscrições das 80 vagas para o segundo semestre. “Temos um ensino 100% custeado com bolsas para os alunos. Todos os nossos estudantes encerram a graduação com contratação garantida, seja atuando como engenheiros da Jalasoft ou de empresas de pesquisa e de desenvolvimento parceiras, recebendo remuneração em dólar”, diz a gerente nacional.

Quem se interessar pela oportunidade – de concorrer às vagas da turma que começará no segundo semestre – já pode se candidatar por meio do site https://jala-u.info/Admissao2024-pr.  A universidade acaba de ganhar a Certificação Premium de excelência, pela ASIC (Accreditation Service for International Colleges), uma instituição creditadora de prestígio do Reino Unido, conhecida pelo seu processo rigoroso para certificar universidades internacionais.

Vale salientar que o mercado de TI não está mais restrito apenas às companhias que trabalham com tecnologia em si. Grandes empresas, nas mais diversas áreas, buscam e valorizam profissionais de tecnologia. “A pandemia é um exemplo recente de como as empresas precisaram se adaptar rapidamente para a vida remota. Atualmente, a tecnologia está presente em todos os lugares e seu uso em larga escala enseja a necessidade de mais profissionais, abrindo o leque de possibilidades.”, ressalta Tatiana.

Há diversas possibilidades na área de tecnologia, como engenheiro de software, de jogos digitais, para desenvolvimento web, mobile, inteligência artificial, ciência de dados e business intelligence, por exemplo. Formada em Administração, foi durante a pandemia que Rubiana Perucci, hoje desenvolvedora de software, enxergou um novo caminho. “Comecei um MBA em Gerenciamento de Projetos de TI, em seguida fiz uma especialização em Desenvolvimento de Software e fui direcionando meus estudos”, lembra Rubiana.

“Para ser um bom profissional de TI, é preciso ter em mente que a atualização e o aprendizado constantes vão fazer parte do seu dia a dia. É uma área desafiadora e com possibilidade de muito crescimento profissional”, comenta Tatiana. A dedicação aos estudos é necessária, seja para quem busca uma nova faculdade ou para quem está indo atrás de especializações e certificações específicas.

“Na área de tecnologia, as soft skills são muito importantes, como trabalho em equipe, comunicação, liderança e a capacidade de resolver problemas. Para quem está interessado, aconselho a conversar com pessoas que trabalham na área, para escutar como é a experiência de trabalho no dia a dia delas, enfim, estudar as possibilidades de carreira em tecnologia que combinam mais com você”, finaliza Tatiana Andrade.

Dicas para escolher uma carreira em Tecnologia:

  • Pesquise sobre as possibilidades de carreiras na área de TI;
  • Valorize as soft skills que você já traz em sua bagagem de vida;
  • Busque conhecer profissionais da área de TI, seja em comunidades, grupos, fóruns, para construir uma relação com eles;
  • Procure nomes e carreiras na área de TI para se inspirar e conhecer a jornada que outras pessoas passaram.
  • Atualize seu LinkedIn e suas redes sociais, pois muitas empresas buscam canditatos através desses perfis.

Related Posts

Leave a Comment