Férias escolares: como oferecer alimentação saudável para as crianças nesse período?

by Voz Comunicação

No mês de janeiro, as crianças vivem um momento de descanso e descontração. De férias das escolas, os dias ficam livres para brincadeiras e atividades recreativas. A quebra de rotina com passeios, colônias de férias, viagens e muita diversão acabam também inserindo com mais efetividade no cardápio dos pequenos as guloseimas, fast foods, produtos ultraprocessados e ricos em sódio, conservantes e açúcar. Então, qual seria a melhor forma de não abandonar a alimentação saudável de uma forma leve?

 

“Manter a regularidade nas refeições é crucial; se possível evitar pular o café da manhã e substituir refeições principais por lanches. Também é importante aproveitar esse momento, para incluir atividade física, mesmo que de forma recreativa”, explica a professora de nutrição do Centro Universitário UniFBV Wyden, Uyara Lima.

 

Incluir os pequenos na produção dos lanches e refeições pode também ser uma boa alternativa para familiarizá-los com os alimentos, pontua a nutricionista. “Incluí-los na produção dos lanches pode ser uma excelente maneira de promover hábitos alimentares saudáveis e criar momentos divertidos em família ou como alternativa, oficinas culinárias promovidas por algumas empresas que já trabalham com a criançada durante as férias”.

 

A profissional da área de nutrição também aponta a importância do equilíbrio na alimentação, sem necessariamente proibir certos alimentos para as crianças: “Não há alimentos que devem ser terminantemente proibidos, mas moderação é chave. Evitar excessos de alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas, como salgadinhos, biscoitos e sorvetes industrializados”.

 

Existem ainda alternativas para refrescar os pequenos nesse calor típico do verão, principalmente pela euforia das crianças em gastar muita energia nessa fase da infância. Uma opção é dar preferência para as frutas frescas, smoothies naturais e chips de vegetais. Hidratação é fundamental, então água e água de coco são boas escolhas. Por fim, a nutricionista ainda comentou algumas substituições válidas para adicionar opções mais saudáveis no cardápio dos pequenos. “Podemos trocar cereais refinados por integrais, usar ingredientes frescos em vez de industrializados são boas opções”, reforça Uyara Lima.

Related Posts

Leave a Comment