Master: categoria esportiva tem atraído cada vez mais adeptos

Em Pernambuco, o master de natação já tem mais de 500 associados

by Voz Comunicação

No Brasil, uma categoria esportiva vem ganhando cada vez mais adeptos e em modalidades diversas, o master. Os atletas master, ou seja, aqueles que continuam praticando competições esportivas, muitos com idade acima de 40 anos, são pessoas que muitas vezes na juventude foram atletas daquela modalidade esportiva e que voltam a praticar na vida adulta, mantendo um estilo de vida saudável e ativo. Entre as atividades mais procuradas estão corrida, natação, atletismo, ciclismo, futebol e vôlei.

A natação, por exemplo, é uma dessas modalidades que em Pernambuco tem se fortalecido e transformado a vida de muita gente. Segundo a Associação de Nadadores Master de Pernambuco (ANMPE), são mais de 500 atletas associados no estado. Um desses exemplos, é a pernambucana, Maria Claudiceia Sabino Lemos, que aos 62 anos coleciona troféus e medalhas de competições de natação master por todo o país.

“Comecei a praticar corrida aos 50 anos, mas como tive problemas no joelho, precisei me afastar e foi quando entrei na natação, em 2015. Logo me conquistou e comecei a praticar com regularidade e a participar de competições. E nesses tempos já me desafiei na piscina e em águas abertas, competições no mar”. Em 2019, Claudiceia fez sua primeira experiência no mar, nadando em dois dias de prova, um total de 7,5 km. Já ano passado, Claudiceia participou em Salvador (BA) da Oceanman com travessia de 10km; e fez a travessia de 16 km na Bahia, entre Itaparica e Mutá. “Eu sempre me desafiei. Mas, a pessoa deve procurar uma atividade que goste e vai lá praticar. Não tem idade para ter bons resultados numa atividade esportiva. É se preparar e correr atrás. A prática de esportes leva você a uma vida mais saudável”, completa.

 TORNEIO DA AMIZADE – No próximo sábado (02), ao lado de cerca de 200 nadadores master, de Pernambuco e estados vizinhos, Claudiceia participará do 25 º Torneio da Amizade, competição realizada pela Associação de Nadadores Master de Pernambuco- ANMPE, que abre a temporada 2024 de competições de natação master no estado. “Vou competir nos 50 e 400 metros livres”. A competição acontecerá na piscina da AABB Recife, a partir das 15h, com o aquecimento, e provas a partir das 16h. Serão provas para atletas da categoria master feminino e masculino, a partir de 25 anos, em provas individuais – medley, costas, borboleta, peito e livre – e de revezamento.

“Essa competição marca de forma emblemática a abertura das competições de natação master em Pernambuco” reforça o presidente da ANMPE, Rafael Mendes, que assumiu no começo deste ano, a gestão do quadriênio da associação.

 

 

 

Related Posts

Leave a Comment